iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Ala Covid do Hospital Santa Cruz de Canoinhas atinge nível máximo de ocupação

Avatar photo

Atém ontem (17), eram somente dois pacientes internados.

A Secretaria de Saúde de Canoinhas informou na noite deste sábado (18), que o município atingiu o nível máximo de ocupação dos leitos exclusivos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19.

Os pacientes, de acordo com a secretaria, são de Canoinhas e região, contudo não foi informado se estes pacientes estão fazendo uso de respiradores e qual a gravidade do estado de saúde dos mesmos.
Na sexta-feira (17), a informação da secretaria era que apenas dois leitos estavam ocupados: um paciente de Canoinhas, cujo estado de saúde era classificado como “estável”, e outro de Campo Alegre.

Conforme já informado pela Secretaria de Saúde, o Hospital Santa Cruz de Canoinhas já recebeu dois pacientes de outros municípios, para tratamento da Covid-19. 

Um deles era um homem de 62 anos, vindo de Joinville, e que foi a óbito no último dia 11 de julho. A outra era uma mulher, também de Joinville, que morreu no dia 15 de julho no Hospital Santa Cruz.

O aumento de transferências de pacientes para Canoinhas já era esperado, visto o aumento de casos confirmados de coronavírus e com isso cidades maiores que já estão com ocupação total dos leitos disponíveis para tratamento da Covid-19.

A situação do Planalto Norte é GRAVE e mesmo que haja ampliação de leitos, se houver contágio da Covid-19 em massa, principalmente atingindo pessoas do grupo de risco, a situação pode fugir do controle.
RESPIRADORES

Questionado como está a aquisição dos respiradores, com a doação dos valores pelos empresários e vaquinha virtual, o presidente do HSCC, Reinaldo de Lima Jr, em postagem na rede social Facebook no último dia 14 de julho, informou que foram adquiridos quatro respiradores.

Destes, três foram importados, adquiridos da empresa Medicalway Equipamentos Médicos Ltda, cujo prazo de entrega foi de 120 dias.

“Como adquirimos no final do mês de abril,, estou aguardando estes equipamentos para no máximo 08/2020. Um equipamento foi adquirido posteriormente, de uma empresa catarinense, cujo equipamento já está em funcionamento. 

“A razão de não ter adquirido os três primeiros da empresas do Brasil,  foi por que naquele momento não tinha fabricação brasileira, e o único caminho era importar. Por outro lado, estes equipamentos importados são de última geração.

“Resumindo dos quatro equipamentos adquiridos, um está em funcionamento e três ainda para chegar. Até o dia 30/06/2020 a Ala Covid disponibilizava de nove equipamentos, Desta forma estamos com 7 equipamentos (mais 2 de transportes).

“Cabe ainda destacar que até o momento, sempre tivemos os equipamentos disponíveis, pois quando mais usamos, foi três equipamentos simultâneos. Entretanto, sabemos que este cenário pode mudar a qualquer momento, informou o presidente do Hospital Santa Cruz.

Com essa informações, ressalta-se a a necessidade do cumprimento das medidas restritivas, do isolamento social. Além disso, dos cuidados com a higiene pessoal e do uso de máscara:
• Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou um gel à base de álcool.
• Mantenha uma distância segura de qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.
• Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
• Quando tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com o cotovelo dobrado ou um tecido.
• Fique em casa se você se sentir indisposto.
• Se você tiver febre, tosse e dificuldade para respirar, procure assistência médica. Ligue ou envie Whats para 3621-7758 antes de sair.

Secretaria ressalta a necessidade do cumprimento das medidas restritivas, do isolamento social e dos cuidados com a higiene pessoal e do uso de máscara.