iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Polícia Ambiental flagra veículo com cães de caça com sinal de maus tratos em Porto União

Avatar photo

Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação

A Guarnição da Polícia Militar Ambiental, através do grupamento de Porto União, foi acionada pelos policiais da ROCAM na manhã desta quinta feira (11), os quais realizaram uma abordagem veicular, na Rua Cel. Belarmino.

O veículo, uma caminhonete L-200, com placas Pinheiro Preto (SC), estava carregada com 5 cães da raça “americano”, geralmente usados para a prática de caça, todos em estado de maus tratos (desidratados e com feridas pelo corpo), além de um animal da fauna silvestre (paca) morto.
O animal apresentava ferimentos na parte da cabeça, sem indícios de perfurações por arma de fogo, contudo com indícios de mordida de algum animal. 
Também foram encontrados 4 redes de pesca, utilizadas na pesca predatória, em metragem não especificada e uma tarrafa. Não foram localizadas armas de fogo, munição ou qualquer outro acessório.
A equipe policial que realizou a abordagem ficou responsável pela parte criminal do fato, sendo qualificados no crime de maus tratos o proprietário dos cães. Já a parte administrativa foi efetuada na sequência para o envolvido.
Os cães foram encaminhados até a Clínica São Francisco, a qual é conveniada com a Prefeitura Municipal de Porto União, para uma análise clínica de um profissional habilitado, já o animal silvestre foi entregue mediante termo de entrega para a Universidade Uniguaçu a qual dará o destino e descarte do animal.