bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Galo livrou-se de ir à panela ao descobrirem que ele bota ovos, no oeste de SC

Avatar photo

Aos 64 anos, dono do galo diz que nunca tinha visto nada parecido. Foto: Divulgação.

Um galo que bota ovo tem nome endereço: se chama Chico e mora em um sítio na cidade de Caçador, no oeste catarinense.

Chico iria para a panela em dezembro mas seu dono, Pedro Martins da Silva, desistiu depois de observar que a ave botava ovo, igual galinha.Pedro mora na região da Linha Bugre, interior do município, e comprou o galo cerca de oito meses atrás, quando ainda era um pintinho.
Câmera no galinheiro registrou os ovos do galo. Imagem: RBV Notícias/Reprodução
Nas últimas semanas, Chico colocou ao menos nove ovos, segundo a conta do morador. Aos 64 anos ele nunca tinha visto nada parecido.

\”A primeira vez que vi o ovo lá achei que era brincadeira, não tinha nenhuma galinha lá. Coloquei primeiro uma lâmpada, depois uma câmera, agora o galo é monitorado 24 horas por dia\”, conta.

Alguns dos ovos já foram até para a frigideira e viraram refeição. Especialistas destacam que é raro que um galo coloque ovos, mas pode acontecer se o animal for hermafrodita. Ou seja, ter ao mesmo tempo um testículo e um ovário.

\”Nesse caso é uma mutação genética e existem duas situações: ele pode ser hermafrodita ou animais que têm tanto DNA feminino quanto masculino. É como se tivêssemos na mesma ave um galo e uma galinha\”, explica Bianca Ximenes, médica veterinária da Cidasc. Desta vez o Chico livrou-se da panela!