bom_apetite_canoinhas

sementes_tabaco

cursos

Ford anuncia fechamento de fábricas e encerramento de produção no Brasil

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

A primeira fábrica de automóveis do Brasil foi da Ford. Foto: Divulgação/Ford

AGÊNCIA BRASIL – A montadora Ford anunciou hoje (11) que fechará suas fábricas no Brasil. Serão fechadas as plantas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP). 

Será mantida apenas por alguns meses a produção de peças para suprir o estoque de pós-venda. A fábrica da Troller, em Horizonte (CE), será fechada no último trimestre de 2021.

A empresa, que fechou 2020 como a quinta que mais vendeu carros no país, com 7,14% do mercado, continuará comercializando produtos no Brasil.

Eles serão importados principalmente da Argentina e do Uruguai. A Ford disse ainda que todos os clientes seguirão com assistência de manutenção e garantia.

A montadora encerrará as vendas dos modelos EcoSport, Ka e T4 assim que terminarem os estoques. A empresa manterá apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia; além do campo de provas e da sede administrativa para a América do Sul, ambos no estado de São Paulo.
Em 1º de maio de 1919, a montadora abriu as portas no centro de São Paulo. Em 1921 começam a ser montados os primeiros carros no Brasil. Muita gente aparecia interessada em acompanhar de perto a construção de um automóvel. Foto: Estadão Conteúdo/Arquivo

A justificativa é a crise gerada pela pandemia que atinge o mundo desde o início de 2020. Segundo a Ford, a pandemia da covid-19 \”amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas\”.

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

A companhia não informou qual será o número de funcionários demitidos, disse apenas que trabalhará \”com os sindicatos, nossos funcionários e outros parceiros para desenvolver medidas que ajudem a enfrentar o difícil impacto desse anúncio”.

Segundo governo, decisão da Ford destoa do resto da indústria

Em nota, na noite de hoje (11), o Ministério da Economia lamentou a decisão da montadora Ford de encerrar a produção no Brasil e destacou que a saída do país contrasta com a recuperação na indústria nos últimos meses.

“O Ministério da Economia lamenta a decisão global e estratégica da Ford de encerrar a produção no Brasil. A decisão da montadora destoa da forte recuperação observada na maioria dos setores da indústria no país, muitos já registrando resultados superiores ao período pré-crise”, divulgou a pasta em comunicado.

Segundo a equipe econômica, o governo tem promovido ações para reduzir o custo de manter negócios no país. No entanto, a pasta pediu a aprovação de reformas que modernizem a economia brasileira. 
“O ministério trabalha intensamente na redução do custo Brasil com iniciativas que já promoveram avanços importantes. Isto reforça a necessidade de rápida implementação das medidas de melhoria do ambiente de negócios e de avançar nas reformas estruturais”, concluiu o texto.


A montadora encerrará as vendas dos modelos EcoSport, Ka e T4 assim que terminarem os estoques. Mercado brasileiro será atendido apenas por veículos importados.