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Manifestantes bloqueando a SC-477 em maio de 2019. Foto: Arquivo |
Também estão à frente da convocação a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL), e a Associação Nacional de Transporte no Brasil (ANTB).
O caminhoneiro Wallace Costa Landim, conhecido como Chorão, um dos líderes da greve de 2018, e presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (ABRAVA), ainda avalia se vai aderir à greve dos caminhoneiros.
“A Abrava ainda está avaliando com os associados, de cada estado, para ver o que eles querem”, afirmou. Segundo ele, porém, a categoria está no limite. “Estamos sofrendo a cada dia com a alta dos preços dos combustíveis e a lei de piso mínimo do frete não está sendo cumprida”, explicou.
Greve dos caminhoneiros em 2018: 10 dias que pararam o Brasil.
Por outro lado, há confederações que defendem que, principalmente por conta da pandemia, o momento não é para greves.
Uma delas é a CNT (Confederação Nacional do Transporte), que atua desde 1954 e reúne 26 federações e quatro sindicatos nacionais.
Em nota, a entidade disse que mesmo que haja algum movimento de paralisação as transportadoras podem garantir o abastecimento do país, "desde que seja garantida a segurança nas rodovias".
POSIÇÃO ISOLADA
Em nota, o Ministério da Infraestrutura afirmou que "não há uma única entidade de classe representativa para falar em nome do setor", e que "que qualquer declaração feita em relação à categoria corresponde apenas à posição isolada de seus dirigentes".
Paralelo à greve dos caminhoneiros, articulações estão sendo feitas, principalmente em grupos de WhatsApp, no sentido de bloquear, mais uma vez, a rodovia SC-477, que liga a BR-280 em Canoinhas à BR-116 em Papanduva.
Manifestantes querem aproveitar o mesmo dia em que está marcada a paralização dos caminhoneiros (1º de fevereiro) e fechar a rodovia estadual para chamar a atenção do governo do estado para esse trecho da via. O que já era ruim ficou pior.
O reparo emergencial feito essa semana serviu somente como uma maquiagem, que por estar recebendo alto volume de tráfego, e com chuvas constantes, não deve durar muito tempo.
Os organizadores devem conclamar a participação da população para esse protesto que somente os cidadãos podem fazer, com o auxílio indispensável dos órgãos de imprensa.
OBRAS PRIORITÁRIAS NO ESTADO
Carlos Moisés esteve essa semana em Brasília e, juntamente com o Ministério da Infraestrutura, encaminharam tratativas para um plano de cooperação, visando impulsionar obras prioritárias no Estado, como melhorias na BR-470/SC, no trecho entre os municípios de Blumenau e Navegantes, e melhorias na BR-280 e BR-163, em Santa Catarina.
E a SC-477? ninguém sabe, ninguém viu. O que se tem são balaios de promessas e a possível elaboração de um projeto de revitalização, que 'talvez' seja contratado até o final de 2021.
De concreto mesmo, até o momento, somente os buracos da rodovia.
Uma delas é a CNT (Confederação Nacional do Transporte), que atua desde 1954 e reúne 26 federações e quatro sindicatos nacionais.
Em nota, a entidade disse que mesmo que haja algum movimento de paralisação as transportadoras podem garantir o abastecimento do país, "desde que seja garantida a segurança nas rodovias".
A CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos) também divulgou nota afirmando que ser contra o movimento grevista e disse que "apesar das dificuldades dos caminhoneiros, este não é o momento ideal para uma paralisação, principalmente, em em virtude da delicada realidade que o País está passando".
Na argumentação da CNTA, uma paralisação pode acarretar aglomeração e aumentar o risco de contaminação dos caminhoneiros, familiares e da população em geral. Além disso, a entidade afirma que eventuais impactos na circulação de mercadorias podem impactar no combate e tratamento da doença.
Na argumentação da CNTA, uma paralisação pode acarretar aglomeração e aumentar o risco de contaminação dos caminhoneiros, familiares e da população em geral. Além disso, a entidade afirma que eventuais impactos na circulação de mercadorias podem impactar no combate e tratamento da doença.
POSIÇÃO ISOLADA
Em nota, o Ministério da Infraestrutura afirmou que "não há uma única entidade de classe representativa para falar em nome do setor", e que "que qualquer declaração feita em relação à categoria corresponde apenas à posição isolada de seus dirigentes".
"Nenhuma associação isolada pode reivindicar para si falar em nome do transportador rodoviário de cargas autônomo e incorrer neste tipo de conclusão compromete qualquer divulgação fidedigna dos fatos referentes à categoria", afirma a pasta em nota.FECHAMENTO DA SC-477 EM CANOINHAS
Paralelo à greve dos caminhoneiros, articulações estão sendo feitas, principalmente em grupos de WhatsApp, no sentido de bloquear, mais uma vez, a rodovia SC-477, que liga a BR-280 em Canoinhas à BR-116 em Papanduva.
Manifestantes querem aproveitar o mesmo dia em que está marcada a paralização dos caminhoneiros (1º de fevereiro) e fechar a rodovia estadual para chamar a atenção do governo do estado para esse trecho da via. O que já era ruim ficou pior.
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SC-477: sinalização precária, sem acostamento e pavimentação deteriorada põe em risco a vida dos usuários. Foto: Arquivo |
Com a interdição da BR-280, entre Mafra e Três Barras, por conta da cratera que se abriu no acostamento, a SC-477 está recebendo todo o fluxo de veículos da rodovia federal.
O reparo emergencial feito essa semana serviu somente como uma maquiagem, que por estar recebendo alto volume de tráfego, e com chuvas constantes, não deve durar muito tempo.
Os organizadores devem conclamar a participação da população para esse protesto que somente os cidadãos podem fazer, com o auxílio indispensável dos órgãos de imprensa.
OBRAS PRIORITÁRIAS NO ESTADO
Carlos Moisés esteve essa semana em Brasília e, juntamente com o Ministério da Infraestrutura, encaminharam tratativas para um plano de cooperação, visando impulsionar obras prioritárias no Estado, como melhorias na BR-470/SC, no trecho entre os municípios de Blumenau e Navegantes, e melhorias na BR-280 e BR-163, em Santa Catarina.
E a SC-477? ninguém sabe, ninguém viu. O que se tem são balaios de promessas e a possível elaboração de um projeto de revitalização, que 'talvez' seja contratado até o final de 2021.
De concreto mesmo, até o momento, somente os buracos da rodovia.