![]() |
Filipe Garcia Martins. Foto: Fundacao Alexandre de Gusmao |
Filipe Martins, Assessor Especial para Assuntos Internacionais do Presidente Jair Bolsonaro, criticou nas redes sociais a eficácia da vacina CoronaVac, divulgado pelo Instituto Butantan. Em sua conta no Twitter, chamou a vacina de 'xing ling':
“Como você se sentiria se um médico lhe dissesse que ele pode descobrir se você tem coronavírus com base em um jogo de cara-ou-coroa? Pois é! Isso é mais ou menos o que vai acontecer com sua imunização, se você optar por tomar a vacina xing ling de 50,38% de eficácia do João Doria”, disse Filipe.
![]() |
ReproduçãoTwitter |
EFICÁCIA DA VACINA
O Instituto Butantan divulgou que a eficácia global da CoronaVac é de 50,38% nos testes clínicos e, portanto, está acima do percentual mínimo exigido pela Anvisa para sua aprovação.
"Temos uma vacina que consegue controlar a pandemia", reforçou o diretor médico de pesquisa clínica do Instituto Butantan, Ricardo Palácios.
Segundo o profissional, "era previsto que a vacina teria uma menor eficácia nos casos mais leves e uma maior eficácia nos casos mais graves e nós conseguimos demonstrar esse efeito".
A CoronaVac demonstrou 100% de eficácia na prevenção de casos graves da Covid-19, que pode evitar internação e óbito. Boa notícia, já que o índice deve refletir diretamente no alívio da sobrecarga no sistema de saúde.
Conforme anunciado anteriormente, a vacina demonstra 78% de prevenção aos casos leves da doença.
Os testes foram feitos em 12.508 voluntários no país, todos profissionais de saúde. Até o momento, o Instituto destaca que nenhum efeito adverso grave à vacina foi registrado, o que reforça a segurança do imunizante.