bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Acidente com ônibus deixa mortos e feridos na BR-376

Avatar photo
Ônibus, que viajava do Pará a Santa Catarina, saiu da pista e tombou na altura do km 668, no trecho conhecido como Curva da Santa, no Paraná.

Um acidente gravíssimo com um ônibus de turismo na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, deixou 19 mortos.  De acordo com a concessionária responsável pela rodovia, as vítimas que foram a óbito são 13 adultos, cinco adolescentes e uma criança.  

A princípio, a informação repassada pelo Corpo de Bombeiros e pela concessionária era de que 21 pessoas tinham morrido no acidente. O número foi corrigido por volta das 14h30.

A batida aconteceu na altura do km 668, no trecho conhecido como Curva da Santa, por volta das 8h30 da manhã desta segunda (25).

O ônibus, com placa de Belém, no Pará, descia a Serra do Mar no sentido litoral do estado quando saiu da pista, bateu na mureta de proteção e despencou pela ribanceira.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 54 passageiros e dois motoristas estavam no ônibus. Os feridos foram encaminhados para hospitais de Curitiba, Joinville e Garuva.  

Um dos motoristas, de 67 anos, que conduzia o veículo na hora do acidente, foi conduzido à Delegacia de Garuva para prestar depoimento. Ele não se feriu no acidente. No depoimento divulgado pela Polícia Civil, ele alegou que o ônibus ficou sem freios antes de capotar.

Ele afirmou que estava viajando desde a noite sexta-feira (22). O teste do bafômetro apontou negativo para a ingestão de álcool.   Ainda de acordo com a PRF, o ônibus saiu de Ananindeua (PA) e tinha como destino Balneário Camboriú (SC).

Após prestar depoimento, ele foi liberado. Segundo a Polícia Civil, se for comprovada imperícia, ele pode responder por homicídio culposo.

O motorista disse que a manutenção do veículo foi feita antes de sair de Belém, no Pará, e que o ônibus não havia apresentado nenhum problema durante o trajeto. Porém, antes da serra, percebeu que a bomba de ar do freio estava esvaziando muito rápido.

Ele contou que havia assumido a direção pouco antes do acidente. Antes disso, ele estava descansando, e outro motorista fazia a condução.

À polícia, ele disse que retornou ao volante cerca de meia hora antes do acidente.

De acordo com a polícia, ainda na delegacia, o motorista disse que tentou tentou usar uma área de escape que fica a 1 km antes do local do acidente. Entretanto, não conseguiu porque havia um caminhão na faixa ao lado. Por isso, segundo ele, bateu na mureta e caiu no barranco.

A Arteris Litoral Sul, que administra o trecho, informou que a pista foi bloqueada para atendimento do caso. Por volta das 13h, a fila de veículos era de 22 km. 

Casal e dois filhos estão entre as vítimas de acidente

Antonio Carlos Teixeira Lima tinha 41 anos e estava com a companheira Geovanna Cristina Pacheco Pinheiro, de 20 anos.

Ele era pai do adolescente Carlos Henrique da Silva Teixeira, de 14 anos, e da bebê Emanuelle Sophia Pacheco Pinheiro. A filha do casal tinha apenas seis meses.

Segundo a família, eles moravam em Belém (PA), onde Antônio trabalhava como vendedor. Com a chegada da bebê, eles viajavam para buscar emprego em Santa Catarina.

hristopher Silva, de 6 anos, é outra criança vítima do acidente. De acordo com familiares, Christopher estava viajando no ônibus com a irmã, a tia e a avó.As três sobreviveram ao acidente, mas ele não resistiu.

A família disse que ele completaria 7 anos na próxima semana, em 3 de fevereiro.A avó levava o garoto para morar com os pais em São José (SC). O casal estava em Santa Catarina para trabalhar desde o ano passado.

”Já fazia ano em que eu não via o meu filho. A gente conseguiu uma casa e estava tudo perfeito”, contou Maria Alice, que soube do grave acidente por meio de um aplicativo de mensagens, e que o momento foi de desespero.

No total, 19 pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas no acidente em Guaratuba. As vítimas tinham em 6 meses e 54 anos.