iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Temporal deixa mortos e cenário de desolação em município catarinense

Avatar photo

Vegetação, casas e muros foram arrastados com a força da chuva em Presidente Getúlio. Foto: Reprodução

Em informe divulgado às 18h17 desta quinta-feira (17) pela Defesa Civil, o órgão confirmou que pelo menos 12 pessoas morreram por causa da enxurrada que atingiu o Vale do Itajaí na noite de quarta (16) e madrugada desta quinta. Foram nove óbitos em Presidente Getúlio, dois em Rio do Sul e um em Ibirama.

Área central de Presidente Getúlio, uma das áreas afetadas pela enxurrada.Foto: Patrick Rodrigues

A umidade e o calor intenso fizeram com que inúmeras nuvens de chuva se formassem e ganhassem mais força antes de cair em Presidente Getúlio, entre as 22h de quarta até as 6h da manhã desta quinta. 

O temporal provocou enxurrada, alagamentos e deslizamentos de terra em cidades do Vale do Itajaí (vídeo no final da matéria).

Reprodução
Segundo a Defesa Civil estadual, mais cidades da região foram atingidas. No Vale do Itajaí, entre as cidades mais afetadas, estão também Aurora, Ascurra, Rio do Sul e Apiúna.
Em Aurora, o rompimento de um lago atingiu algumas casas provocando danos matérias e alagamentos pontuais. Até o momento 15 famílias estão desabrigadas em virtude de cheia causada por um afluente do Itajaí Açu.
Ao menos 11 municípios tiveram estragos em Santa Catarina por causa do temporal. Porém, a Defesa Civil afirmou que a destruição de estradas e prejuízos na comunicação dos municípios dificultam o levantamento de informações e confirmação de danos. 

Em Presidente Getúlio, em 12 horas, o acumulado de chuva foi de 121 milímetros. O previsto para todo o mês de dezembro é de 153 milímetros, segundo a Defesa Civil. A previsão é de mais chuva nas próximas horas.

\”O cenário é desolação, destruição, coisa jamais vista. Arrastou casas, muros. Árvores estão espalhadas, levou casa inteira. É um cenário muito preocupante\”, disse o prefeito de Presidente Getúlio, Nelson Virtuoso.

As buscas aos desaparecidos se concentram em uma área próxima a um córrego, onde tinham casas que foram levadas por uma enxurrada.

MAIS CHUVA

A Defesa Civil do estado emitiu alerta para mais temporais nesta quinta-feira (17), para as regiões do Meio-Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul , com possibilidade de fortes rajadas de vento e granizo.

Dados da Celesc apontam que até as 18h desta quinta-feira (17), cerca de 25% das unidades consumidoras de Presidente Getúlio estavam sem energia elétrica. A previsão é de que todo o serviço seja restabelecido apenas após o Natal.