bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Governo “explica” porquê flexibilizou medidas em Santa Catarina

Avatar photo

Parques aquáticos de Santa Catarina estarão oficialmente liberados para a temporada de verão a partir desta segunda-feira (21). Reprodução

No domingo (20), em nota divulgada à sociedade catarinense, entidades integrantes do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), criticaram as novas regras de enfrentamento ao coronavírus em Santa Catarina, publicadas em decreto na última sexta-feira (18).

No documento, o grupo que assina desaprova a decisão do governo do Estado de permitir as aberturas de casas noturnas, parques aquáticos, cinemas, teatros, museus e a realização de eventos, entre outras flexibilizações que resultem em \”mais aglomeração do que até então era permitido\”, e citam a lotação dos leitos de UTI, o número de regiões em risco gravíssimo e \”o pico mais alto da pandemia em Santa Catarina desde o início das medidas de contenção da doença, em março\”.

Assinaram o documento a Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina (Ahesc), o Centro de Apoio do Direitos Humanos e Terceiro Setor do Ministério Público de Santa Catarina, a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/SC).

Em resposta, nesta segunda (21), o Governo divulgou uma nota, em que \”explica\” o porquê de ter flexibilizado as medidas. De acordo com o texto, \’medida levou em consideração uma variada gama de situações pelas quais passa Santa Catarina no momento\’.
NOTA OFICIAL

\”O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, vem a público prestar esclarecimentos quanto às recentes medidas de regramento de atividades para a temporada de verão no Estado. 

Em primeiro lugar, cabe ressaltar que as entidades que integram o Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES) sempre tiveram suas opiniões e indicações respeitadas pelas autoridades constituídas. Na quase integralidade dos momentos, houve um consentimento por parte dos gestores estaduais em relação aos encaminhamentos sugeridos.

Quanto ao Decreto nº 1027, que passa a valer a partir desta segunda-feira, a Secretaria de Estado da Saúde salienta que a medida levou em consideração uma variada gama de situações pelas quais passa Santa Catarina no momento. 

O início da temporada de verão levará à chegada de centenas de milhares de turistas em solo catarinense. Esse é uma realidade inexorável, para a qual não se pode fechar os olhos. 
Diante desse quadro, o Governo de Santa Catarina optou por realizar um regramento das atividades, tanto econômicas quanto de lazer, com o intuito de buscar um equilíbrio e privilegiar a legalidade e a segurança da população.

O longo período pandêmico tem gerado inquietações no seio da sociedade catarinense, que, em muitos casos, beiraram a desobediência civil. 

Ao mesmo tempo em que luta para garantir que todos os catarinenses tenham acesso a tratamento em caso de necessidade, por meio de uma ampliação expressiva dos leitos de UTI disponíveis, o Governo de Santa Catarina está atento ao sentimento dos catarinenses e à luta por um equilíbrio entre o enfrentamento da pandemia e o bem-estar sócio-econômico.

Em um momento como o atual, deve haver um tratamento igualitário entre todos os setores, privilegiando a legalidade em detrimento da clandestinidade. 

Tal conceito embasou algumas das medidas, tais como a permissão de ocupação de 100% dos hotéis, a liberação de eventos sociais, com restrição de público.

Para atravessarmos as dificuldades, nunca outrora vividas nesta geração, todos precisam dar as mãos\”.