bom_apetite_canoinhas

dengue_canoinhas

Técnicos da Defesa Civil visitam regiões atingidas pela estiagem em SC

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Foto: Divulgação / DCSC

Técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) estão vistoriando as regiões mais afetadas pela estiagem. Na segunda-feira, 23, o trabalho foi realizado nos municípios de Coronel Martins e Modelo.

Os profissionais visitaram as comunidades rurais mais afetadas e já analisam as condições para o aporte de reservatórios para as ações de mitigação. Nesta terça-feira, 24, as ações foram concentradas no Extremo Oeste catarinense.

A força-tarefa da DCSC também está analisando as estratégias utilizadas e que são colocadas em prática pelas prefeituras, através das defesas civis municipais, que recebem o apoio técnico constante das coordenadorias regionais do órgão estadual. 

Segundo o diretor de Gestão de Desastres, Aldrin de Souza, a situação observada em campo é crítica e deve se agravar em função da tendência hidrológica. 

“Observamos cursos de água e nascentes com pouca água, poços secando e a população com dificuldade de captação em fontes superficiais. A lavoura está sofrendo perdas, principalmente de milho, que apresenta crescimento inadequado para a época”, relatou.

Ele completou destacando a dificuldade dos municípios de manter a capacidade dos reservatórios de água. 

“Em muitas localidades está sendo realizado o transporte de água para a dessedentação animal e alguns municípios já começam apontar a necessidade para o abastecimento humano. O que temos comprovado em campo é uma situação grave na região Oeste de Santa Catarina.”, reforçou Aldrin.
Ações de Apoio

Além de agilidade na avaliação da documentação para a homologação de situações de emergência para o fornecimento rápido de itens de apoio, um plano de trabalho foi colocado em prática pela Defesa Civil de Santa Catarina para apoiar as regiões atingidas pela estiagem.

Para os municípios com situação de emergência reconhecida, a Defesa Civil está fornecendo reservatórios de 5, 10, 15 e 20 mil litros para ampliar a capacidade de reserva com foco no abastecimento humano, água potável envasada e o kit de transporte de água limpa. 

O kit é composto por reservatório de polietileno, fitas de amarração de carga, bomba hidráulica e mangueiras. O sistema é montado sobre um caminhão disponibilizado pelas prefeituras.

Até o momento já foram entregues 180 reservatórios de 5 e 10 mil litros para ampliar a capacidade de reservamento nas comunidades. 

Já com o apoio do Governo Federal, estão sendo disponibilizados recursos para a compra de óleo diesel para o transporte de água e também cestas básicas.