cursos

bom_apetite_canoinhas

Parto raro é realizado em Hospital no sul catarinense

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Fotos: Divulgação / SES

O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, em Criciúma, realizou nesta quinta-feira (5), um procedimento raro: o parto normal de gêmeos e, mais do que isso, de um dos bebês empelicado, ou seja, ainda na bolsa e envolto no líquido amniótico. 

Na grande maioria das vezes, o parto de nascimento múltiplo é feito por cesariana e com rompimento da bolsa.

Os pais dos gêmeos Brayan e Emanuel moram em Forquilhinha, cidade vizinha a Criciúma. Brayan nasceu com 2,546 quilos e 44 centímetros; Emanuel com 2,346 quilos e 44,5 centímetros – e ainda na bolsa amniótica. 

A literatura médica aponta que o chamado parto empelicado ocorra uma vez a cada 80 mil nascimentos. 

“Parto empelicado é quando o bebê nasce dentro da bolsa de líquido amniótico, sem rompê-la. Enquanto o bebê está dentro da bolsa, ele continua recebendo todos os nutrientes e oxigênio através do cordão umbilical, não existindo qualquer risco para a sua sobrevivência. No entanto, ele precisa ser retirado da bolsa para que o médico possa avaliar se está saudável”, explica o doutor Allan Fagundes Pacheco, coordenador de ginecologia e obstetrícia do hospital. 

A mãe,  Keila Barbon Henrique e os recém-nascidos passam bem.
Administrado pela organização social Ideas em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, o hospital Santa Catarina é referência materno-infantil na região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).