Análises indicam que sementes enviadas da China contêm pragas que não existem no Brasil

COMPARTILHE


Foto: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
As autoridades sanitárias do Brasil e da China precisam investigar a origem do envio gratuito e não solicitado de pacotes com sementes ao Brasil.

A conclusão é dos senadores Plínio Valério (PSDB-AM) e Alvaro Dias (Podemos-PR), após estudo do Ministério da Agricultura avaliar que as sementes recebidas por brasileiros contêm pragas que não existem no Brasil.

Em setembro, por exemplo, pacotes foram entregues a moradores de Santa Catarina junto a compras realizadas pela internet, como um brinde.

Os pacotes, supostamente vindos da China, descreviam o conteúdo como joias, mas, na verdade, eram sementes, que já chegaram pelos Correios a oito estados brasileiros.

O recebimento de sementes pela população também foi registrado nos Estados Unidos, no Canadá e no Reino Unido, entre outros países, sem que haja uma explicação definitiva. 

Suspeita-se da ocorrência de “brushing”, prática que melhora a reputação de lojas e produtos on-line com avaliações falsas, mas que exige o envio de encomendas para legitimar os pedidos. O governo chinês nega que os pacotes sejam enviados daquele país.

“Uma questão essencial segue sem resposta: qual era o objetivo de quem enviou essas sementes ao Brasil? Será que queriam prejudicar a nossa agricultura?”, questionou Alvaro Dias.

Nessa mesma rede social, Plínio Valério defendeu a investigação do fenômeno. Na avaliação do senador, a apuração deve envolver as autoridades sanitárias do Brasil e da China. Ele teme que o envio das sementes possa trazer prejuízos ao agronegócio brasileiro.

"Semente comprada inexistente no Brasil, principalmente vinda da Ásia, e particularmente vinda da China, já é suspeita. Eu acho que o Ministério da Agricultura está fazendo um bom trabalho. Tem que realmente alertar, alerta máximo, e investigar. O agronegócio é o carro-chefe do Brasil. Imagina se prejudicasse o nosso agronegócio, como seria? O agronegócio sustenta a balança comercial do país. Eu acho que é uma denúncia séria, seriíssima. Eu vou tentar saber com a assessoria jurídica, com os assessores, o que pode ser feito. Algo tem que ser feito e e de forma urgente — afirmou Plínio Valério em entrevista à Agência Senado.

Análise das sementes

Até o momento, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) analisou 36 amostras de pacotes de sementes não solicitadas que chegaram via Correios na casa de brasileiros.

As análises — realizadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás (LFDA-GO), referência em sanidade vegetal — indicam que parte das amostras contém a presença de mais de uma praga em seu conteúdo. No total, 47% das amostras já analisadas apresentaram risco fitossanitário ao país.

Após avaliação de risco fitossanitário, realizada pela área técnica do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas do Mapa, foi identificado que uma amostra continha a espécie Myosoton aquaticum, praga ausente no Brasil e com potencial para ser considerada quarentenária, ou seja, com risco de estabelecimento no país e de causar danos fitossanitários. 

Essa espécie apresenta resistência a herbicidas, o que torna seu controle difícil. A introdução dessa planta daninha no país pode ter impacto econômico negativo, avalia o Mapa.

Em quatro amostras foram identificadas uma espécie quarentenária — a Descurainia sophia — considerada como planta daninha nos Estados Unidos e Canadá, além de planta invasora no México, no Japão, no Chile e na Austrália. Já a Myosoton aquaticum é considerada daninha nos campos de trigo da China.

Outras 15 amostras continham gêneros que têm espécies quarentenárias ou espécies com potencial quarentenário, como sementes de Cuscuta, Brassica, Chenopodium, Amaranthus e dos fungos Cladosporium, Alternaria, Fusarium e Bipolaris.

Estudo do Ministério da Agricultura com amostras dessas sementes afirma que elas contêm pragas com risco de estabelecimento no país e de causar danos fitossanitários. 

Fonte: Agência Senado

Fonte: Agência Senado

Nome

Acidente,97,Acidente na BR-280,81,Afogamento,3,Agressão,1,Agricultura,20,Artigo de Opinião,1,Atropelamento,2,Auxílio Emergencial,6,Bela Vista do Toldo,50,BR-101,1,BR-116,1,BR-470,1,brasi,1,Brasil,533,Busca e Resgate,1,Câmara dos Deputados,1,Campo Alegre,6,Canoinhas,1698,Censura,1,Congresso Nacional,8,Coronavírus,429,Cotidiano,2,Crime,42,Crime Ambiental,6,Cultura,50,Curiosidades,33,Denúncia,1,Desaparecido,3,Destaque,191,Direito do Consumidor,3,Diversidades,4,Economia,207,Educação,165,Eleições,52,Emprego,10,Entretenimento,14,Esporte,29,Estado é responsável,1,Estatísticas,1,Estiagem,2,Fake News,1,Famosos,17,Fatalidade,1,Feminicídio,20,Fraude,1,Frio,1,Golpe,4,Homenagem,16,Humor,5,Incêndio,27,Inusitado,1,Irineópolis,78,Itaiópolis,76,Jaraguá do Sul,5,Joinville,38,Justiça,4,Leilão,1,Lockdown,1,Mafra,200,Mais do mesmo,1,Major Vieira,205,Manchete,908,Matos Costa,1,Maus tratos,1,Meio Ambiente,1,Memórias,11,Minas Gerais,2,Monte Castelo,41,Nossa história,25,Notícias,17,Notícias Internacionais,74,Ocorrências Policiais,869,Papanduva,138,Paraná,327,Polêmica,1,Polícia Ambiental,106,Polícia Civil,79,Política,769,Porto União,185,Previsão do tempo,169,Redes Sociais,33,Regional,1740,Rio Canoinhas,23,Rio Grande do Sul,41,Rio Negrinho,95,Santa Catarina,1761,Santa Cecília,19,São Bento do Sul,69,São Mateus do Sul,51,São Paulo,3,Saúde,284,SC-135,1,SC-418,1,SC-477,2,Segurança,6,Senado Federal,5,Sequestro,4,Sério isso?,1,Solidariedade,54,Tecnologia,3,Temporal,13,Timbó Grande,16,Tráfico,1,Tragédia em Minas Gerais,10,Tragédia no sul catarinense,1,Trânsito,9,Três Barras,642,Turismo,1,União da Vitória,51,Utilidade Pública,338,Vacinação,1,Vale do Itajaí,1,Variedades,1229,Verão,3,Violência contra mulher,34,
ltr
item
Canoinhas Online: Análises indicam que sementes enviadas da China contêm pragas que não existem no Brasil
Análises indicam que sementes enviadas da China contêm pragas que não existem no Brasil
https://1.bp.blogspot.com/-vclXZYaNWwU/X8WWMYVJHTI/AAAAAAAAk7E/Qx4bvJl5HOc-r0uPA4LNw7Dt1s1qHAZXACNcBGAsYHQ/s320/sementes.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-vclXZYaNWwU/X8WWMYVJHTI/AAAAAAAAk7E/Qx4bvJl5HOc-r0uPA4LNw7Dt1s1qHAZXACNcBGAsYHQ/s72-c/sementes.jpg
Canoinhas Online
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/11/analises-indicam-que-sementes-enviadas.html
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/11/analises-indicam-que-sementes-enviadas.html
true
314757626133630520
UTF-8
Carregar todas as notícias Não encontrou nenhuma postagem Ver mais Continue lendo Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS PÁGINAS Ver mais RECOMMENDED FOR YOU Resultado para ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS NOTÍCIAS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atras 1 hora atrás $$1$$ hora atrás Ontem $$1$$ dia atrás $$1$$ semana atrás mais de 5 semanas atrás Follow Este conteúdo é Premium Compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy