Por que o coronavírus é tão mortal?

COMPARTILHE
Já enfrentamos ameaças virais antes, incluindo pandemias, mas o mundo não fecha a cada nova infecção ou temporada de gripe.

Então, o que há com esse coronavírus? Quais são as peculiaridades de sua biologia que representam uma ameaça única para nossos corpos e nossas vidas? E por quê há pessoas que não acreditam na doença?

Nos estágios iniciais de uma infecção, o vírus é capaz de enganar o corpo. O coronavírus pode estar correndo solto em nossos pulmões e vias respiratórias, mas nosso sistema imunológico acha que tudo está bem.
"Este vírus é brilhante, permite que você tenha uma fábrica viral em seu nariz e se sinta completamente bem", disse o professor Paul Lehner, da Universidade de Cambridge.
Então as células do corpo começam a liberar substâncias químicas como um sinal de alerta para o resto do corpo e o sistema imunológico. No entanto, o coronavírus tem uma capacidade incrível de desligar esse alerta químico, fazendo isso tão bem que a pessoa nem sabe que está doente.

De acordo com o professor Paul Lehner, quando se olha para as células infectadas no laboratório, não é possível afirmar se elas foram infectadas.

Além disso, a quantidade de vírus em nosso corpo começa a atingir o pico um dia antes de começarmos a ficar doentes, mas leva pelo menos uma semana para que a Covid progrida a ponto de as pessoas precisarem de tratamento hospitalar. "Você não vai para a cama, você sai e se diverte", enquanto transmite para outras pessoas. 

Portanto, o vírus é como um motorista perigoso fugindo do local: o vírus passou para a próxima vítima muito antes de nos recuperarmos ou morrermos.

Esse é um grande contraste com o Sars-CoV original, de 2002. Ele era mais infeccioso dias depois que as pessoas ficaram doentes, então eram fáceis de isolar.

Outro aspecto que leva a Covid-19 a ser tão mortal, segundo a professora Tracy Hussell, da Universidade de Manchester, é que se trata de algo novo, então não há imunidade anterior, o que pode ser um grande choque para o sistema imunológico, e aprender a combater uma nova infecção envolve muitas tentativas e erros do sistema imunológico.

Na última pandemia, em 2009, havia um grande temor sobre o H1N1 , também conhecido como gripe suína.

No entanto, acabou não sendo tão mortal quanto o previsto, porque os idosos já tinham alguma proteção. A nova cepa era bastante semelhante a algumas que haviam sido encontradas no passado.

O vírus faz coisas peculiares e inesperadas com o corpo

A Covid começa como uma doença pulmonar, e o vírus faz mais do que simplesmente matar as células pulmonares, ele também as corrompe.

Você pode ter regeneração completa dos pulmões após uma gripe severa, mas "isso não acontece" com a Covid.

A coagulação do sangue também corre estranhamente em Covid, com histórias de médicos que não conseguiram colocar um cateter em um paciente porque ele foi imediatamente bloqueado com sangue coagulado.

E estamos mais gordos do que deveríamos ser

Covid é pior se você for obeso, pois uma cintura generosa aumenta o risco de precisar de cuidados intensivos ou morrer. Isso é incomum.

"Sua associação muito forte com a obesidade é algo que não vimos em outras infecções virais. Com outras lesões pulmonares, as pessoas obesas geralmente se recuperam melhor",  disse o professor Sir Stephen O'Rahilly, da Universidade de Cambridge.

O infectologista Alexandre Naime, chefe de Infectologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), em Botucatu (SP), tem presenciado casos de pacientes com a covid-19 que desconheciam as próprias comorbidades. Ele revela que é comum acompanhar pessoas com sobrepeso, mas que não acreditavam que faziam parte do grupo de risco.

Pacientes obesos têm maior probabilidade de apresentar níveis mais elevados de inflamação no corpo e proteínas que podem levar à coagulação.

Além da obesidade, no contexto da covid-19, comorbidades como diabetes, obesidade, hipertensão, tuberculose, entre outros, aumentam o risco de agravamento do quadro do paciente. 

Para aqueles que não tratavam as enfermidades previamente, a evolução da doença causada pelo novo coronavírus pode ser ainda pior. Segundo especialistas, muitos desses casos poderiam não ter uma evolução tão grave se a pessoa fizesse o tratamento adequado da doença preexistente.

Fique atento(a) aos sintomas

Existem três sintomas principais de coronavírus. Se você receber apenas um deles, deverá procurar um médico e fazer um teste.

Quais são os sintomas?
  • Tosse nova e contínua - tossir muito por mais de uma hora ou ter três ou mais episódios de tosse em 24 horas
  • Febre - uma temperatura acima de 37,8C
  • Mudança no olfato ou no paladar - ou você não consegue provar ou cheirar nada, ou esses sentidos são diferentes do normal.Estudos apontam que cerca de 85% das pessoas com Covid terão pelo menos um dos sintomas citados.
Se tiver algum destes sintomas, deve fazer um teste o mais rápido possível e não sair de casa por qualquer outro motivo.

A partir do momento da infecção, demora em média cinco dias para começar a apresentar os sintomas, mas a Organização Mundial de Saúde afirma que pode demorar até 14 dias.

Se o teste for positivo, toda a sua casa deve continuar a seguir as regras de auto-isolamento.

A Covid é a mesma em todos?

Não. O coronavírus pode afetar vários órgãos e tem vários sintomas menos comuns. Cientistas, usando dados sobre a saúde de quatro milhões de pessoas, dizem que Covid tem seis subtipos.

Os sintomas incluem:
  • Semelhante a uma gripe sem febre: dor de cabeça, perda de cheiro, dores musculares, tosse, dor de garganta, dor no peito, sem febre
  • Semelhante à gripe com febre: dor de cabeça, perda do olfato, tosse, dor de garganta, rouquidão, febre, perda de apetite
  • Gastrointestinais: dor de cabeça, perda de olfato, perda de apetite, diarreia, dor de garganta, dor no peito, sem tosse
  • Fadiga (nível um grave): dor de cabeça, perda do olfato, tosse, febre, rouquidão, dor no peito, fadiga
  • Confusão (nível dois grave): dor de cabeça, perda de olfato, perda de apetite, tosse, febre, rouquidão, dor de garganta, dor no peito, fadiga, confusão, dor muscular
  • Abdominal e respiratório (nível três grave): dor de cabeça, perda de olfato, perda de apetite, tosse, febre, rouquidão, dor de garganta, dor no peito, fadiga, confusão, dor muscular, falta de ar, diarreia, dor abdominal
E os pesquisadores acham que vômito, diarréia e cólicas abdominais podem ser um sinal de infecção por coronavírus em crianças.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas com Covid-19 se recuperam sem precisar de tratamento hospitalar.

Mas uma pessoa em cada seis fica gravemente doente. Nesses casos graves, o vírus causa danos aos pulmões, fazendo com que os níveis de oxigênio do corpo caiam e dificultando a respiração.

Para aliviar isso, um ventilador é usado para empurrar o ar, com níveis aumentados de oxigênio, para os pulmões.

O ventilador também possui um umidificador, que adiciona calor e umidade ao suprimento de ar para que corresponda à temperatura corporal do paciente.

Os pacientes recebem medicamentos para relaxar os músculos respiratórios, de modo que sua respiração possa ser totalmente regulada pela máquina.

Há quem não acredite que a doença exista

Sim, apesar da pandemia do novo coronavírus (que causa a síndrome respiratória chamada de Covid-19) ter sido a causa da morte de mais de um milhão de pessoas, ainda há quem não acredite na doença.

Mesmo em países super desenvolvidos ainda tem muita gente ignorante, descuidada e que não acredita que o coronavírus exista e, pior do que isso, não acredita que este virus é letal e pode ser transmitido para as pessoas que teimam em se aglomerar.

Todas as comunidades médicas, cientistas, gestores públicos e governantes responsáveis e conscientes, com algumas exceções, tem enfatizado que as únicas maneiras de se evitar a proliferação deste vírus e novos contágios é através do isolamento social/distanciamento social, uso de máscaras e práticas higiênicas como lavar as mãos e outros cuidados para combater a Covid 19.

No Brasil, o debate sobre o novo coronavírus caiu na polarização e foi diversas vezes abordado sob um viés político.

Mas lembre-se que "Ciência não é política", além disso, o vírus atinge todos, ele não está nem aí para quem pensa A ou B.

A ciência tem que estar acima de qualquer discurso político neste momento. Isso porque são a ciência e a medicina que vão de fato resolver a pandemia. Não é a opinião do político de que você gosta ou do grupo de WhatsApp. Pense nisso!

Um dos aspectos que leva a ser tão perigoso é que nos estágios iniciais de uma infecção, o vírus é capaz de enganar o corpo.

Nome

Acidente,60,Acidente na BR-280,67,Agressão,1,Agricultura,18,Artigo de Opinião,1,Auxílio Emergencial,4,Bela Vista do Toldo,46,Brasil,496,Campo Alegre,2,Canoinhas,1620,Censura,1,Coronavírus,332,Crime,34,Crime Ambiental,6,Cultura,49,Curiosidades,33,Denúncia,1,Destaque,140,Diversidades,4,Economia,193,Educação,152,Eleições,52,Emprego,9,Entretenimento,14,Esporte,29,Estado é responsável,1,Fake News,1,Famosos,14,Feminicídio,17,Frio,1,Golpe,2,Homenagem,15,Humor,5,Incêndio,20,Inusitado,1,Irineópolis,74,Itaiópolis,75,Jaraguá do Sul,5,Joinville,35,Leilão,1,Lockdown,1,Mafra,190,Mais do mesmo,1,Major Vieira,200,Manchete,908,Matos Costa,1,Memórias,10,Minas Gerais,2,Monte Castelo,38,Nossa história,24,Notícias,5,Notícias Internacionais,70,Ocorrências Policiais,819,Papanduva,131,Paraná,313,Polícia Ambiental,104,Polícia Civil,76,Política,738,Porto União,173,Previsão do tempo,166,Redes Sociais,31,Regional,1734,Rio Canoinhas,23,Rio Grande do Sul,40,Rio Negrinho,91,Santa Catarina,1635,Santa Cecília,19,São Bento do Sul,65,São Mateus do Sul,50,São Paulo,2,Saúde,278,Segurança,1,Sério isso?,1,Solidariedade,53,Tecnologia,2,Timbó Grande,16,Tráfico,1,Tragédia em Minas Gerais,10,Tragédia no sul catarinense,1,Trânsito,3,Três Barras,608,União da Vitória,51,Utilidade Pública,334,Variedades,1138,Violência contra mulher,31,
ltr
item
Canoinhas Online: Por que o coronavírus é tão mortal?
Por que o coronavírus é tão mortal?
E por quê muitos ainda não acreditam na doença?
https://1.bp.blogspot.com/-p1P77RPcTwQ/X5TkvtrWqDI/AAAAAAAAjm0/OLn8J6ZsW_oHKipJUFt4_1ARBQk3T3rHgCNcBGAsYHQ/s320/perguntas%2Bcovid.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-p1P77RPcTwQ/X5TkvtrWqDI/AAAAAAAAjm0/OLn8J6ZsW_oHKipJUFt4_1ARBQk3T3rHgCNcBGAsYHQ/s72-c/perguntas%2Bcovid.jpg
Canoinhas Online
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/10/por-que-o-coronavirus-e-tao-mortal.html
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/10/por-que-o-coronavirus-e-tao-mortal.html
true
314757626133630520
UTF-8
Carregar todas as notícias Não encontrou nenhuma postagem Ver mais Continue lendo Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS PÁGINAS Ver mais RECOMMENDED FOR YOU Resultado para ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS NOTÍCIAS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atras 1 hora atrás $$1$$ hora atrás Ontem $$1$$ dia atrás $$1$$ semana atrás mais de 5 semanas atrás Follow Este conteúdo é Premium Compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy