cursos

bom_apetite_canoinhas

Piracema: pesca amadora e profissional está proibida em Santa Catarina

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

 Quem for pego descumprindo as medidas será levado para delegacia. A pena varia de um a três anos de detenção. Foto: Divulgação

Teve início na última quinta-feira (1º) e segue até dia 31 de janeiro de 2021, a \’Operação Piracema\’, no estado de Santa Catarina.

A Piracema é o movimento migratório em que alguns peixes deslocam-se até a cabeceira dos rios, ou seja, rio acima, para alcançar as nascentes para desova de ovos.

É um período muito importante de reprodução das espécies de peixes e que deve ser respeitado. Por esse motivo, a pesca durante o período de Piracema é extremamente proibida.
De acordo com a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, durante esses três meses também não é permitido pescar em cachoeiras, corredeiras, além das saídas das casas de forças das usinas e barragens de reservatórios de usinas hidrelétricas.
Também não é permitido pescar utilizando embarcação motorizada e com molinete, carretilha, rede, tarrafas e espinhéis. A partir de agora para pescar só com linha de mão ou vara e anzol.

POLICIAMENTO OSTENSIVO
Será realizado policiamento com atividades de patrulhamento náutico em áreas navegáveis, bem como, ações em vias terrestres, para coibir e autuar possíveis responsáveis pela prática da pesca amadora ou profissional em locais proibidos.

A fiscalização acontece em todos os rios pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai, da Serra Catarinense ao Extremo Oeste do estado. Ela será realizada pela água, terra e ar. Cerca de 180 policiais vão participar da operação.

O helicóptero da Polícia Militar vai auxiliar nos flagrantes. Quem for pego descumprindo as medidas é levado para delegacia. A pena varia de um a três anos de detenção.
O pescador também vai responder um procedimento criminal e administrativo com multa ambiental de R$ 700,00 a R$ 100 mil.
PESCA PROIBIDA PARA PROTEGER A REPRODUÇÃO
Segundo biólogos, a cabeceira do rio é o local onde os peixes recém-nascidos têm mais chance de sobrevivência. Proibir a pesca durante este período, permite que eles se desenvolvam e continuem o ciclo de vida natural, permitindo também a pesca.

Outro motivo para a proibição da pesca durante a Piracema é a grande concentração de peixes subindo juntos os rios. Quando eles estão em cardumes, se tornam presas fáceis de pesca.

Com apenas uma rede seria possível capturar um cardume inteiro. Imagine agora centenas de pessoas utilizando esse método de pesca ao mesmo tempo. O resultado final poderia ser um desequílibro ambiental na região.