bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Nova pastagem é desenvolvida com apoio da estação Epagri de Canoinhas

Avatar photo

Foto: Epagri/Divulgação

A Epagri e a Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil) lançam nesta quinta-feira, 15 de outubro, o novo cultivar de azevém-anual Altovale. O lançamento acontece em evento virtual, a partir das 14h. 

O material foi desenvolvido pelas Estações Experimentais da Epagri em Ituporanga, Canoinhas e Lages, em parceria com a Cravil. O novo tipo de pastagem de inverno tem vantagens importantes sobre os similares disponíveis no mercado. 
Destaca-se pela produtividade, precocidade ao primeiro pastejo, ciclo intermediário, rapidez de rebrote e também por sua adaptação ao clima,  onde as temperaturas no inverno são mais elevadas. 
Também apresenta tolerância a estiagens e é altamente tolerante a geadas. Possui porte mais ereto em relação aos azevéns-anuais da variedade westerwoldicum, sem perder a capacidade de produzir perfilhos.

Ana Lucia Hanisch, pesquisadora da Epagri em Canoinhas, conta que o azevém-anual SCS 316 CR Altovale é resultado de quase uma década de trabalho. 

Em 2012 foi realizado um acordo entre a Cravil e a Epagri e esse material entrou no processo de seleção da Empresa. Em 2014 começaram os ensaios de avaliação de Valor de Cultivo e Uso, implantados em Ituporanga, Lages e Papanduva, regiões que se diferenciam por suas condições de clima e de solo. 
Apesar das diferenças entre as regiões, o cultivar apresentou resultados promissores em todas elas, sobretudo em relação à produtividade, precocidade e ciclo, explica Ana Lúcia.

Ulisses de Arruda Córdova, gerente da Estação Experimental da Epagri em Lages, conta que, como trata-se de uma pastagem de inverno, as sementes estarão disponíveis para os agricultores a partir de março de 2021. 

Os pecuaristas interessados poderão adquiri-las nas lojas da Cravil, que pretende produzir entre 80 e 100 toneladas da semente para comercialização no ano que vem.

Ana Lucia Hanisch, pesquisadora da Epagri em Canoinhas, conta que o azevém-anual Altovale é resultado de quase uma década de trabalho.