Morre médico brasileiro que participava dos testes de vacina contra a covid

COMPARTILHE

O médico trabalhava na linha de frente no combate ao coronavírus e era voluntário nos testes clínicos da vacina de Oxford.

A Anvisa informou que os dados de voluntários são mantidos em sigilo devido aos princípios de confidencialidade do estudo. Foto: Reprodução
O médico João Pedro Feitosa, que participava como voluntário dos testes da vacina de Oxford, morreu em decorrência de complicações da Covid-19.  A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou nesta quarta-feira (21), sobre a morte do médico.

A Agência informou ter sido notificada do óbito em 19 de outubro, e que foi informada que o comitê independente que acompanha o caso sugeriu o prosseguimento do estudo.

O voluntário que morreu era um médico, de 28 anos, que desde março estava na linha de frente do atendimento a doentes de Covid-19, em UTIs e emergências. 

Ele trabalhava num hospital privado e em outro da rede municipal, ambos na Zona Norte do Rio. O jovem morreu devido a complicações da Covid-19 na última quinta-feira, dia 15.

Sua morte surpreendeu e chocou os amigos, pois Feitosa, segundo eles, tinha boa saúde e não sofria de qualquer comorbidade. 

Ele teria recebido uma dose da vacina da AstraZeneca/Oxford no fim de julho. Adoeceu em setembro e seu quadro se agravou, sem volta.

Alegando "compromissos de confidencialidade ética", a Anvisa não esclareceu se o voluntário tomou a vacina ou o placebo.

Especialistas dizem que existem, em tese, três possibilidades para explicar a morte do rapaz. A primeira é que ele pertencia ao grupo placebo, aquele que recebeu uma vacina de meningite e não o imunizante contra a Covid-19. Todos os voluntários sabem que estão sujeitos a isso. Ou seja, não foi em momento algum protegido e tinha pré-conhecimento dessa possibilidade.

Como os estudos são “duplo cego”, para garantir a idoneidade dos dados, nem pacientes nem cientistas sabem quem tomou o que. Essas informações são mantidas num sistema fechado. Só dessa forma é possível saber se, de fato, a vacina protegeu alguém.

Uma segunda possibilidade é que ele tenha tomado uma dose, mas esta não tenha sido suficiente para protege-lo da desenvolver Covid-19. Uma segunda dose estava sendo dada aos voluntários justamente porque estudos mostraram que duas proporcionavam uma resposta mais robusta do sistema de defesa. Não está claro se o voluntário morto tomou uma segunda dose.

Uma terceira possibilidade é que ele não foi protegido e a Covid-19 tenha sido agravada por um fenômeno conhecido como amplificação dependente de anticorpos (ADE). Esse é um fenômeno que pode ocorrer em algumas infecções virais. Nele, anticorpos podem intensificar em vez de reduzir os efeitos da doença.

NOTA DA ANVISA SOBRE A MORTE DO VOLUNTÁRIO

Abaixo, veja a íntegra do posicionamento divulgado pela Anvisa:

"Em relação ao falecimento do voluntário dos testes da vacina de Oxford, a Anvisa foi formalmente informada desse fato em 19 de outubro de 2020. Foram compartilhados com a Agência os dados referentes à investigação realizada pelo Comitê Internacional de Avaliação de Segurança. É importante ressaltar que, com base nos compromissos de confidencialidade ética previstos no protocolo, as agências reguladoras envolvidas recebem dados parciais referentes à investigação realizada por esse comitê, que sugeriu pelo prosseguimento do estudo. Assim, o processo permanece em avaliação.

Portanto, a Anvisa reitera que, segundo regulamentos nacionais e internacionais de Boas Práticas Clínicas, os dados sobre voluntários de pesquisas clínicas devem ser mantidos em sigilo, em conformidade com princípios de confidencialidade, dignidade humana e proteção dos participantes.

A Anvisa está comprometida a cumprir esses regulamentos, de forma a assegurar a privacidade dos voluntários e também a confiabilidade do país para a execução de estudos de tamanha relevância.

A Agência cumpriu, cumpre e cumprirá a sua missão institucional de proteger a saúde da população brasileira."

Nome

Acidente,61,Acidente na BR-280,66,Agressão,1,Agricultura,18,Artigo de Opinião,1,Auxílio Emergencial,4,Bela Vista do Toldo,46,Brasil,490,Campo Alegre,2,Canoinhas,1614,Censura,1,Coronavírus,324,Crime,34,Crime Ambiental,6,Cultura,49,Curiosidades,33,Denúncia,1,Destaque,137,Diversidades,4,Economia,191,Educação,151,Eleições,52,Emprego,9,Entretenimento,14,Esporte,29,Estado é responsável,1,Fake News,1,Famosos,14,Feminicídio,16,Frio,1,Golpe,2,Homenagem,15,Humor,5,Incêndio,20,Inusitado,1,Irineópolis,74,Itaiópolis,75,Jaraguá do Sul,5,Joinville,35,Leilão,1,Lockdown,1,Mafra,190,Mais do mesmo,1,Major Vieira,200,Manchete,908,Matos Costa,1,Memórias,10,Minas Gerais,2,Monte Castelo,38,Nossa história,23,Notícias,5,Notícias Internacionais,70,Ocorrências Policiais,816,Papanduva,131,Paraná,311,Polícia Ambiental,104,Polícia Civil,76,Política,735,Porto União,173,Previsão do tempo,166,Redes Sociais,31,Regional,1733,Rio Canoinhas,22,Rio Grande do Sul,40,Rio Negrinho,91,Santa Catarina,1627,Santa Cecília,19,São Bento do Sul,65,São Mateus do Sul,50,São Paulo,2,Saúde,277,Segurança,1,Sério isso?,1,Solidariedade,53,Tecnologia,2,Timbó Grande,16,Tráfico,1,Tragédia em Minas Gerais,10,Tragédia no sul catarinense,1,Trânsito,3,Três Barras,606,União da Vitória,50,Utilidade Pública,334,Variedades,1134,Violência contra mulher,31,
ltr
item
Canoinhas Online: Morre médico brasileiro que participava dos testes de vacina contra a covid
Morre médico brasileiro que participava dos testes de vacina contra a covid
Médico João Pedro Feitosa participava como voluntário dos testes da vacina de Oxford e morreu em decorrência de complicações da Covid-19.
https://1.bp.blogspot.com/--ZZAKIq6jVI/X5CMaRKMaVI/AAAAAAAAjfI/Liqnyamk57o41CzWE_tykEPB8JClU7rWgCNcBGAsYHQ/s320/voluntario.jpg
https://1.bp.blogspot.com/--ZZAKIq6jVI/X5CMaRKMaVI/AAAAAAAAjfI/Liqnyamk57o41CzWE_tykEPB8JClU7rWgCNcBGAsYHQ/s72-c/voluntario.jpg
Canoinhas Online
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/10/morre-medico-brasileiro-que-participava.html
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/10/morre-medico-brasileiro-que-participava.html
true
314757626133630520
UTF-8
Carregar todas as notícias Não encontrou nenhuma postagem Ver mais Continue lendo Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS PÁGINAS Ver mais RECOMMENDED FOR YOU Resultado para ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS NOTÍCIAS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atras 1 hora atrás $$1$$ hora atrás Ontem $$1$$ dia atrás $$1$$ semana atrás mais de 5 semanas atrás Follow Este conteúdo é Premium Compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy