cursos

bom_apetite_canoinhas

Governo decide zerar imposto de importação de soja e milho para conter alta de preços

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Assim como o arroz, o preço do óleo de soja disparou nos supermercados. Foto: Reprodução

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu zerar a alíquota do imposto de importação para soja e milho, informou neste sábado (17) o Ministério da Economia.

Ambas as medidas visam conter a alta de preços no setor de alimentos, informou o governo. Puxada novamente pela alta nos preços dos alimentos e dos combustíveis, a inflação subiu 0,64% em setembro, ficando acima da taxa registrada em agosto (0,24%). Foi a maior para o mês, desde desde 2003 de acordo com o IBGE.

O objetivo foi reduzir o custo do arroz importado para aumentar a oferta e conter a alta de preços do produto no mercado interno, mas para quem espera preços menores nos próximos meses, a expectativa dos especialistas não é otimista. Como é época de entressafra, é difícil que os valores caiam tanto até o início de 2021, pelo menos.

No caso da soja, informou o governo, a redução da alíquota de importação para zero será válida até 15 de janeiro de 2021 e abrangerá grãos, farelo e óleo de soja. Até então, a alíquota de importação era de:

8% para grãos.
6% para farelo.
10% para óleo de soja;

Já o milho foi incluído na Lista Brasileira de Exceções à Tarifa Externa Comum, com redução de 8% para zero, válida até 31 de março de 2021.