cursos

bom_apetite_canoinhas

Estudo da OMS concluiu que hidroxicloroquina não funciona contra a covid

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Divulgação

Num estudo global e envolvendo mais de 11 mil pessoas, a OMS (Organização Mundial da Saúde) concluiu que nem a hidroxicloroquina e nem o antiviral remdesivir mostraram eficácia contra a covid-19.

Para chegar a essas conclusões, a agência envolveu mais de 30 países, 405 hospitais e pelo menos seis meses de estudos. 

O estudo contou com a participação de 11.266 pessoas. Mil duzentos e cinquenta e três pacientes morreram.

A conclusão dos cientistas foi de que os medicamentos não foram capazes de reduzir a mortalidade pelo novo coronavírus, tampouco diminuíram o tempo de internação ou de recuperação dos doentes que sobreviveram.

Os resultados foram classificados como \”decepcionantes\” e reforçam a estratégia da entidade de focar seus esforços para garantir a maior campanha de vacinação da história, em 2021. 
O remdesivir, que foi criado para dar uma resposta à crise do ebola, teria sido tomado pelo presidente Donald Trump. Já a hidroxicloroquina foi promovida por Jair Bolsonaro.

De acordo com o estudo, os remédios mostraram \”pouco ou nenhum efeito sobre a mortalidade\” ou na redução de tempo de internação para pacientes hospitalizados com coronavírus. Os produtos tampouco ajudaram os pacientes a se recuperarem mais rapidamente.

Segundo a OMS, as provas produzidas sobre os fármacos em questão são “conclusivas”.

A conclusão dos cientistas foi de que os medicamentos não foram capazes de reduzir a mortalidade pelo novo coronavírus, tampouco diminuíram o tempo de internação.