Estiagem: situação no Planalto Norte ainda não é crítica, mas necessita atenção

COMPARTILHE
Ponte sobre o Rio Canoinhas/Estação Casan. Foto: Arquivo
A Câmara Técnica de Estiagem e Conflitos do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro realizou uma reunião na última sexta-feira (30) para discutir os impactos da estiagem nos municípios do Planalto Norte, em atividades como agricultura, abastecimento rural, dessedentação humana e animal e abastecimento urbano. 

Observou-se que a situação ainda não é crítica, mas existe necessidade de alerta e conscientização por parte da população e organizações públicas e privadas.

O Sargento Bombeiro da Defesa Civil Regional de Canoinhas, Clodoaldo Ribas dos Santos, apresentou dados compilados por Coordenadores da Defesa Civil dos municípios do Planalto Norte. 

As amostragens vieram a partir de demandas relacionadas ao abastecimento rural, dessedentação humana e animal. 

Na maioria dos municípios não foram relatadas solicitações, indicando cenário estável, mas com necessidade de atenção.
 “De uma forma geral a situação ainda está sobre controle, porém, observa-se recursos hídricos começando a dar as primeiras mostras de baixo nível. No município de Três Barras, por exemplo, a prefeitura tem atuado, perfurando poços, com a situação quase sobre controle.”
Posteriormente o Secretário Executivo do Comitê, Donato João Noernberg, abordou os estudos da Epagri, relacionando o impacto do fenômeno na agricultura. 

As perdas na atividade rural ainda não podem ser quantificadas com total exatidão, pois a safra de verão ainda está no início. “Mas a preocupação é grande, principalmente com feijão, com o milho. Além disso, o que preocupa ainda mais é o retardamento de plantio de algumas culturas, como é o caso da soja”, destaca Donato.

Assim, percebe-se a agriculta ainda resistindo à seca, apesar dos problemas sinalizados pelos agricultores. 

Porém, na região de Porto União foi observado cerca de sessenta famílias com deficiência de abastecimento de água, e trinta propriedades na área de gado de leite e corte afetadas pela seca. 
“Além disso, existem relatos de problemas com viveiros, já que na localidade há grande produção de peixes. A irrigação também foi afetada, com algumas residências não conseguindo fazer armazenamento hídrico”, observa o Secretário Executivo.
Além disso, Porto União foi o único município com relato de localidade com falta de água de forma abrangente, na comunidade de Jangada. Apesar disso, o abastecimento urbano dos municípios da região encontra em situação estável. 

O Rio Canoinhas, por exemplo – um dos principais afluentes da região – está com nível de água a 1,07m. “Durante os meses anteriores, quando a estiagem estava com uma situação mais complicada, chegou a cerca de 80cm, sem problemas para captação de água.”, ressalta o Chefe da Agência Casan de Canoinhas e membro do Comitê, Cleber Pereira da Costa.

Assessoria de Comunicação APASC a serviço do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro.

Na região de Porto União foi observado famílias com deficiência de abastecimento de água, e propriedades na área de gado de leite e corte já afetadas pela seca. 

Nome

Acidente,59,Acidente na BR-280,66,Agressão,1,Agricultura,18,Artigo de Opinião,1,Auxílio Emergencial,4,Bela Vista do Toldo,46,Brasil,487,Campo Alegre,2,Canoinhas,1612,Censura,1,Coronavírus,321,Crime,33,Crime Ambiental,6,Cultura,49,Curiosidades,33,Denúncia,1,Destaque,128,Diversidades,4,Economia,191,Educação,151,Eleições,51,Emprego,9,Entretenimento,14,Esporte,29,Estado é responsável,1,Fake News,1,Famosos,14,Feminicídio,16,Frio,1,Golpe,2,Homenagem,15,Humor,5,Incêndio,20,Inusitado,1,Irineópolis,74,Itaiópolis,75,Jaraguá do Sul,5,Joinville,35,Leilão,1,Lockdown,1,Mafra,190,Mais do mesmo,1,Major Vieira,200,Manchete,908,Matos Costa,1,Memórias,10,Minas Gerais,2,Monte Castelo,38,Nossa história,23,Notícias,5,Notícias Internacionais,70,Ocorrências Policiais,816,Papanduva,130,Paraná,310,Polícia Ambiental,104,Polícia Civil,76,Política,735,Porto União,173,Previsão do tempo,165,Redes Sociais,31,Regional,1733,Rio Canoinhas,22,Rio Grande do Sul,40,Rio Negrinho,91,Santa Catarina,1623,Santa Cecília,19,São Bento do Sul,65,São Mateus do Sul,50,São Paulo,2,Saúde,277,Segurança,1,Sério isso?,1,Solidariedade,53,Tecnologia,2,Timbó Grande,16,Tráfico,1,Tragédia em Minas Gerais,10,Tragédia no sul catarinense,1,Trânsito,3,Três Barras,606,União da Vitória,50,Utilidade Pública,334,Variedades,1133,Violência contra mulher,31,
ltr
item
Canoinhas Online: Estiagem: situação no Planalto Norte ainda não é crítica, mas necessita atenção
Estiagem: situação no Planalto Norte ainda não é crítica, mas necessita atenção
Na maioria dos municípios não foram relatadas solicitações, indicando cenário estável, mas com necessidade de atenção.
https://1.bp.blogspot.com/-icQkdzBhUWc/X55F_3UQFMI/AAAAAAAAj4Q/q9GIp0XAI1MtREDU8Gy8oK6jqGlM1oXlwCNcBGAsYHQ/s320/ponte%2Brio%2Bcanoinhas.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-icQkdzBhUWc/X55F_3UQFMI/AAAAAAAAj4Q/q9GIp0XAI1MtREDU8Gy8oK6jqGlM1oXlwCNcBGAsYHQ/s72-c/ponte%2Brio%2Bcanoinhas.jpg
Canoinhas Online
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/10/estiagem-situacao-no-planalto-norte.html
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/10/estiagem-situacao-no-planalto-norte.html
true
314757626133630520
UTF-8
Carregar todas as notícias Não encontrou nenhuma postagem Ver mais Continue lendo Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS PÁGINAS Ver mais RECOMMENDED FOR YOU Resultado para ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS NOTÍCIAS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atras 1 hora atrás $$1$$ hora atrás Ontem $$1$$ dia atrás $$1$$ semana atrás mais de 5 semanas atrás Follow Este conteúdo é Premium Compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy