cursos

bom_apetite_canoinhas

Senador pede urgência na aprovação do 14º salário emergencial para os aposentados

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

14 salário aposentados inss
Brasil tem cerca de 35 milhões de aposentados e pensionistas do INSS. Reprodução

AGÊNCIA SENADO — Em pronunciamento nesta quarta-feira (23), o senador Paulo Paim (PT-RS) voltou a pedir urgência na aprovação do PL 3.657/2020, projeto de lei de iniciativa popular que foi acatado por ele. Essa proposta permite a aposentados e pensionistas do INSS receber o 14º salário emergencial, em razão da pandemia de covid-19.

O senador disse que há cerca de 35 milhões de aposentados e pensionistas do INSS, e que em torno de 80% dessas pessoas recebem um salário mínimo mensal.

Ao defender a aprovação do texto, Paim afirmou que “a pandemia está fazendo um enorme estrago na economia e na vida das pessoas menos favorecidas”. A concessão do 14º salário, reiterou ele, \”é uma questão humanitária\”.

\”O 14º salário, além de socorrer os aposentados, os que estão no grupo de risco, também irá servir como injeção de recursos na economia. Dentre os municípios brasileiros, 64% dependem da renda dos beneficiários do INSS\”, argumentou o senador. 

\”O 14º salário vai representar algo em torno de R$ 42 bilhões em dinheiro novo no comércio local, nos municípios, gerando emprego e renda, gerando imposto, melhorando a qualidade de vida, movimentando a economia local e fortalecendo a vida de todos. Teremos mais empregos para colaborar com a retomada do crescimento do país\” —finalizou.

A proposta é para ajudar aposentados e pensionistas do INSS a enfrentar o cenário de calamidade pública que o país vem enfrentando devido à pandemia de Covid-19.