iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Santa Catarina completa um mês com queda no número diário de óbitos por Covid-19

Avatar photo

Desde o dia 1º de agosto, data em que ocorreram 53 óbitos causados pela Covid-19 em Santa Catarina, o estado apresenta trajetória de queda no número diário de mortes decorrentes do coronavírus, informou a Secretaria de Saúde neste sábado (4).

A média dos últimos sete dias, contados até quinta-feira (3) é de 23 óbitos. A taxa de letalidade catarinense, de 1,27%, é a menor do Brasil e está abaixo da maioria dos países desenvolvidos.

O número de novos casos também dá sinais positivos. O dia com maior número de pacientes que tiveram os primeiros sintomas da Covid-19 foi 20 de julho. Desde então, a trajetória é de redução.

Além da tendência de queda no número de óbitos por dia, Santa Catarina mantém a menor taxa de letalidade do Brasil e a quarta menor mortalidade por 100 mil habitantes, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. 
Esses dois indicadores apresentam dados significativamente mais positivos que a média nacional.

O governador Carlos Moisés atribui os números positivos de Santa Catarina na comparação com outros estados e países às medidas adotadas no início da pandemia, que permitiram adiar o pico da curva de contágio a tempo do fortalecimento da estrutura hospitalar. 

\”Não há registro de nenhum óbito causado por falta de leito nos hospitais catarinenses. Conseguimos evitar aqui uma realidade de países europeus, como a Itália, onde não havia capacidade para atender a todos que precisaram. Com o aumento de 100% na oferta de leitos de UTI adulto, garantimos a menor taxa de letalidade do Brasil e pudemos retomar gradualmente a atividade econômica de forma responsável, preservando também ao máximo possível os empregos\”, avalia o governador.

Ele ressalta ainda o papel fundamental da população ao adotar as medidas de prevenção, o que também impactou nos resultados.

O Governo do Estado contabiliza um total de 186.596 pacientes com teste positivo para Covid-19. Desses, 175.385 são considerados recuperados e 8.835 continuam em acompanhamento. O número foi divulgado nesta sexta-feira, 4. O coronavírus causou 2.376 óbitos no estado até agora.

A taxa de letalidade catarinense é a menor do Brasil.