Golpes financeiros contra idosos cresceram 60%; veja como agem os golpistas

COMPARTILHE
AGÊNCIA BRASIL — Um levantamento da Febraban - Federação Brasileira de Bancos - revela que no desde o início da quarentena houve um aumento de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos . 

Para combater as fraudes financeiras, a entidade, com o apoio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e do Banco Central está lançando uma campanha para informar e conscientizar sobre as tentativas de golpes financeiros. 

A iniciativa contará com medidas para proteção e enfrentamento à violação de direitos das pessoas idosas.
“Os criminosos abusam da ingenuidade ou confiança do usuário para obter informações que podem ser usadas para que tenham acesso não autorizado a computadores ou informações bancárias”, explica o diretor da da comissão Adriano Volpini. “Temos de conscientizar e instruir os idosos sobre medidas a serem adotadas para prevenir, identificar e denunciar o problema”.
GOLPES

Entre os exemplos de como os golpistas agem estão as ligações para a casa dos clientes, nas quais o estelionatário diz ser do banco e pede para confirmar algumas informações, como dados pessoais e senhas. 

Ao fornecer informações pessoais e sigilosas, como a senha, o consumidor expõe sua conta bancária e seu patrimônio aos golpistas. 

Há também casos em que o fraudador se apresenta como um “funcionário do banco” e pede para o cliente realizar uma transferência como um teste. Os bancos nunca ligam para clientes para realizar transações.

Durante o período de quarentena, as instituições financeiras chegaram a registrar aumento de mais de 80% nas tentativas de ataques de phishing- que se inicia por meio de recebimento de e-mails que carregam vírus ou links e que direcionam o usuário a sites falsos, que, normalmente, possuem remetentes desconhecidos ou falsos.

O golpe do falso motoboy teve aumento de 65% durante o período de isolamento social. Nele, criminosos entram em contato com as vítimas se fazendo passar pelo banco para comunicar a realização de transações suspeitas com o cartão de crédito do cliente. 

Usando técnicas de convencimento para obter dados, os golpistas informam que um motoboy será enviado para recolher o cartão supostamente clonado para que sejam feitas outras análises necessárias para o cancelamento das compras irregulares.

Para passar uma imagem de segurança, alerta a Febraban, os criminosos orientam a vítima a cortar o cartão ao meio, para inutilizar a tarja magnética, antes de entregá-lo ao motoboy. 

No entanto, o chip permanece intacto, o que permite que a quadrilha faça compras com o cartão, ainda que o plástico esteja partido ao meio.

Durante a campanha postagens e vídeos ensinarão a proteger-se dos principais golpes aplicados atualmente contra os clientes bancários. Fique atento às principais dicas:
  • O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão;
  • Também em hipótese alguma vai mandar alguém para a casa do cliente para retirar o cartão;
  • Bancos nunca ligam para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento;
  • Ao receber uma ligação dizendo que o cartão foi clonado, o cliente deve desligar, pegar o número de telefone que está no cartão e ligar de outro telefone para esclarecer a informação;
  • Recebeu um SMS ou e-mail do banco com um link? Apague imediatamente e ligue para o seu gerente;
  • Jamais compartilhe sua senha com ninguém.

Para passar uma imagem de segurança os criminosos orientam a vítima a cortar o cartão ao meio, para inutilizar a tarja magnética, no entanto o chip permanece intacto, permitindo que a quadrilha faça compras com o cartão.

Nome

Acidente,28,Acidente na BR-280,61,Agricultura,15,Auxílio Emergencial,4,Bela Vista do Toldo,42,Brasil,445,Campo Alegre,2,Canoinhas,1501,Censura,1,Coronavírus,261,Crime,13,Crime Ambiental,5,Cultura,47,Curiosidades,32,Denúncia,1,Destaque,21,Diversidades,4,Economia,170,Educação,133,Eleições,15,Emprego,5,Entretenimento,14,Esporte,28,Estado é responsável,1,Famosos,11,Feminicídio,14,Frio,1,Golpe,2,Homenagem,15,Humor,5,Incêndio,8,Inusitado,1,Irineópolis,73,Itaiópolis,75,Jaraguá do Sul,2,Joinville,34,Leilão,1,Lockdown,1,Mafra,176,Mais do mesmo,1,Major Vieira,191,Manchete,908,Matos Costa,1,Memórias,10,Minas Gerais,2,Monte Castelo,36,Nossa história,23,Notícias Internacionais,67,Ocorrências Policiais,756,Papanduva,115,Paraná,294,Polícia Ambiental,100,Polícia Civil,71,Política,691,Porto União,163,Previsão do tempo,158,Redes Sociais,30,Regional,1669,Rio Canoinhas,19,Rio Grande do Sul,40,Rio Negrinho,82,Santa Catarina,1430,Santa Cecília,19,São Bento do Sul,59,São Mateus do Sul,49,Saúde,265,Segurança,1,Sério isso?,1,Solidariedade,50,Tecnologia,1,Timbó Grande,14,Tráfico,1,Tragédia em Minas Gerais,10,Tragédia no sul catarinense,1,Trânsito,2,Três Barras,581,União da Vitória,49,Utilidade Pública,328,Variedades,1081,Violência contra mulher,25,
ltr
item
Canoinhas Online: Golpes financeiros contra idosos cresceram 60%; veja como agem os golpistas
Golpes financeiros contra idosos cresceram 60%; veja como agem os golpistas
https://1.bp.blogspot.com/-gGGGUq5vuvs/X1BlF54wJ-I/AAAAAAAAh-4/WwEFs4ka9agEzpgivPdxElGrykfv-T66QCNcBGAsYHQ/s320/golpe%2Bcontra%2Bidosos.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-gGGGUq5vuvs/X1BlF54wJ-I/AAAAAAAAh-4/WwEFs4ka9agEzpgivPdxElGrykfv-T66QCNcBGAsYHQ/s72-c/golpe%2Bcontra%2Bidosos.jpg
Canoinhas Online
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/09/golpes-financeiros-contra-idosos.html
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/09/golpes-financeiros-contra-idosos.html
true
314757626133630520
UTF-8
Carregar todas as notícias Not found any posts Ver mais Continue lendo Reply Cancel reply Delete Por Home PÁGINAS PÁGINAS Ver mais RECOMMENDED FOR YOU Resultado para ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS NOTÍCIAS Not found any post match with your request Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atras 1 hora atrás $$1$$ hora atrás Ontem $$1$$ dia atrás $$1$$ semana atrás mais de 5 semanas atrás Follow Este conteúdo é Premium Compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy