iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Deputados aprovam pedido de impeachment contra a vice-governadora de SC

Avatar photo

Divulgação

O pedido de impeachment contra a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr (sem partido), foi aprovado pelos deputados estaduais na noite desta quinta-feira (17). 

O processo teve 32 votos a favor e apenas 7 contra, além de uma abstenção. O processo contra o governador Carlos Moisés ainda será votado na sequência da sessão pela Assembleia Legislativa (Alesc).

A vice-governadora está envolvida no processo porque assumiu o governo em janeiro e não suspendeu o pagamento da verba adicional para os procuradores do Estado, alvo do pedido de impeachment contra o governador Moisés.

Ao longo de mais de quatro horas de sessão, os deputados discutiram a denúncia contra o governador e a vice antes da abertura da votação. 

Ao longo das falas dos deputados, as defesas mais fortes do governador vieram da líder do governo, Paulinha (PDT), e do deputado Vicente Caropreso (PSDB). 
Por outro lado, nomes como Ivan Naatz (PL) e os deputados bolsonaristas Ana Campagnolo, Jessé Lopes e Felipe Estevão (PSL) fizeram fortes críticas à postura da vice.

Com essa votação, o processo da vice-governadora segue para a análise de uma comissão mista, com cinco deputados e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ-SC). É esta comissão que vai decidir, primeiro, se afasta temporariamente a vice e, em uma segunda votação, se aprova o impeachment.

O mesmo caminho será seguido pelo caso de Moisés, se os deputados aprovarem. O processo de votação está sendo transmitido ao vivo pelo Youtube. Assista abaixo:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=iifuSu6MoPw]

Com essa votação, o processo da vice-governadora segue para a análise de uma comissão mista. O mesmo caminho será seguido pelo caso de Moisés, se os deputados aprovarem.