Coronavírus: o que está ocorrendo de verdade em cada município?

COMPARTILHE
AGÊNCIA SENADO — Na semana em que o país ultrapassa o patamar de 100 mil mortos pela pandemia da covid-19, e passados aproximadamente cinco meses do primeiro registro oficial de morte, as estatísticas sobre a doença se mantêm como um quebra-cabeças para pesquisadores e o público em geral.

Por trás das páginas repletas de gráficos que mostram a trajetória e a localização das infecções pelo novo coronavírus e os números de óbitos e pessoas curadas, jaz um vasto sítio de ocorrências desconhecidas, ou apenas parcialmente descritas pelos levantamentos oficiais nas esferas federal, estadual e municipal.

Todas as instituições de assistência à saúde deveriam atuar de forma combinada, integrada e complementar,  para que políticas públicas eficazes e efetivas sejam adotadas, de forma tempestiva e ágil.

Sem tais informações, o 'inimigo' não será corretamente identificado, e ceifará suas vítimas de forma indiscriminada, impedindo até mesmo que o Estado direcione seus esforços para evitar mortes e o colapso da rede de atenção à saúde”. 

Quando a pandemia acabar, ou tiver arrefecido, os órgãos sanitários, as universidades e os pesquisadores independentes terão ainda de fazer uma cuidadosa escavação para determinar de fato o quanto a pandemia afetou a população brasileira em seus mais variados contornos: desde a situação social até a aspectos como a cor, o gênero e as doenças pré-existentes.

— Desse levantamento e análise dependerá a capacidade de resposta que teremos a um novo problema grave no futuro — adverte em entrevista exclusiva à Agência Senado a cientista política e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Lorena Barberia. Ela acrescenta:
"É preciso ter claro que isso não vai se dar na internet. A gente precisa fazer entrevistas, olhar documentos e coletar dados que não estão circulando publicamente. E, por último, a gente precisa entender melhor o mapeamento de contatos da população e como a sociedade se inter-relaciona em diferentes faixas etárias e grupos sociais. Se tivermos um bom mapa de contatos, de como a sociedade se move, vamos estar melhor preparados para a próxima pandemia, que certamente virá".
A fragilidade das estatísticas brasileiras não vem de março para cá, de acordo com a própria pesquisadora da USP.

Segundo Lorena, há dados sobre desemprego consolidados e aplicação e verbas públicas que demoram até três anos para serem divulgados, e que seguem sendo corrigidos por muito tempo. O que a pandemia fez foi levar a exigência da divulgação instantânea ao ponto do estresse máximo.

A pergunta é:
"Como controlar o contágio, aplicar testes, providenciar leitos de UTI e respiradores artificiais se não há informação compartilhada e pública sobre o que está ocorrendo de verdade em cada município e até em cada bairro"? 

Estatísticas sobre a Covid-19 é um quebra-cabeças para pesquisadores e população

Nome

Acidente,42,Acidente na BR-280,63,Agressão,1,Agricultura,17,Auxílio Emergencial,4,Bela Vista do Toldo,46,Brasil,470,Campo Alegre,2,Canoinhas,1548,Censura,1,Coronavírus,293,Crime,23,Crime Ambiental,5,Cultura,49,Curiosidades,32,Denúncia,1,Destaque,84,Diversidades,4,Economia,181,Educação,142,Eleições,21,Emprego,5,Entretenimento,14,Esporte,28,Estado é responsável,1,Fake News,1,Famosos,12,Feminicídio,15,Frio,1,Golpe,2,Homenagem,15,Humor,5,Incêndio,13,Inusitado,1,Irineópolis,74,Itaiópolis,75,Jaraguá do Sul,3,Joinville,34,Leilão,1,Lockdown,1,Mafra,182,Mais do mesmo,1,Major Vieira,197,Manchete,908,Matos Costa,1,Memórias,10,Minas Gerais,2,Monte Castelo,36,Nossa história,23,Notícias Internacionais,69,Ocorrências Policiais,790,Papanduva,122,Paraná,301,Polícia Ambiental,101,Polícia Civil,72,Política,715,Porto União,168,Previsão do tempo,161,Redes Sociais,30,regio,1,Regional,1709,Rio Canoinhas,21,Rio Grande do Sul,40,Rio Negrinho,87,Santa Catarina,1519,Santa Cecília,19,São Bento do Sul,62,São Mateus do Sul,49,Saúde,273,Segurança,1,Sério isso?,1,Solidariedade,52,Tecnologia,1,Timbó Grande,15,Tráfico,1,Tragédia em Minas Gerais,10,Tragédia no sul catarinense,1,Trânsito,2,Três Barras,597,União da Vitória,50,Utilidade Pública,332,Variedades,1092,Violência contra mulher,29,
ltr
item
Canoinhas Online: Coronavírus: o que está ocorrendo de verdade em cada município?
Coronavírus: o que está ocorrendo de verdade em cada município?
https://1.bp.blogspot.com/-t_NHyxXJOg8/XzeHZ4ZFKOI/AAAAAAAAhcI/euHs-9lbb3ojjmDNvuwGFESOkGogNxyUwCNcBGAsYHQ/s320/coronavirus-em%2Bcanoinhas.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-t_NHyxXJOg8/XzeHZ4ZFKOI/AAAAAAAAhcI/euHs-9lbb3ojjmDNvuwGFESOkGogNxyUwCNcBGAsYHQ/s72-c/coronavirus-em%2Bcanoinhas.jpg
Canoinhas Online
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/08/estatisticas-coronavirus-municipios.html
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/08/estatisticas-coronavirus-municipios.html
true
314757626133630520
UTF-8
Carregar todas as notícias Not found any posts Ver mais Continue lendo Reply Cancel reply Delete Por Home PÁGINAS PÁGINAS Ver mais RECOMMENDED FOR YOU Resultado para ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS NOTÍCIAS Not found any post match with your request Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atras 1 hora atrás $$1$$ hora atrás Ontem $$1$$ dia atrás $$1$$ semana atrás mais de 5 semanas atrás Follow Este conteúdo é Premium Compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy