bom_apetite_canoinhas

cursos

sementes_tabaco

Catarinense testa positivo duas vezes para coronavírus em um intervalo de 60 dias

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Uma mulher de 44 anos, que trabalha como profissional da saúde no município de Urussanga, no sul catarinense, teve dois testes posivos para o novo coronavírus em um intervalo de 60 dias.

O fato é tratado como um possível caso de reinfecção. De acordo com a prefeitura, ele teve o primeiro diagnóstico no dia 2 de junho, quando fez o teste sorológico (realizado por meio da coleta de sangue venoso do paciente). 

Após o período de isolamento, em que apresentou sintomas leves (dor de cabeça, mal-estar, tosse e dor no corpo),ela voltou a trabalhar na linha de frente contra o coronavírus.
No dia 1º de agosto ela voltou a ter um diagnóstico positivo, desta vez em um teste RT-PCR (com maior precisão).

Segundo o médico da família e membro do Comitê de Combate à covid-19 de Urussanga, Alexandre Régio Gomes, após o segundo teste positivo a mulher teve sintomas mais acentuados, como perda de paladar e olfato.

A paciente foi medicada e fez isolamento domiciliar, não necessitando de internação. Segundo a secretaria da Saúde do município, o companheiro dela também foi contaminado.

“Nesso caso chamamos de \”presumível\” porque para confirmar teríamos que sequenciar o DNA e descartar outras variantes. Mas temos um caso que teve poucos sintomas e foi testado positivo. Retornou a ter sintomas, desta vez mais acentuados, por se manter exposta (profissional da saúde), e aí PCR positivo”, explica o médico, que também é o responsável pelo Centro de Triagem do município.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa catarina disse que ainda não foi notificada sobre esse caso, e ressaltou que o Ministério da Saúde ainda não enviou aos estados um documento oficial sobre o conceito que será utilizado para confirmar reinfecções pelo coronavírus.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as reinfecções são \”muito raras\”, mas já foram comprovadas em lugares como Hong Kong, Holanda e Bélgica.

Após o segundo teste positivo a paciente teve sintomas mais acentuados, como perda de olfato e paladar.