iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Bombeiros e Defesa Civil trabalham nos municípios afetados pelo temporal em SC

Avatar photo

Em Tangará, a assessoria da prefeitura disse que \”a cidade parece um cenário de guerra\”, após a passagem de um possível tornado. Foto: Reprodução

Possível passagem de tornado deixa rastro de destruição em SC

Em decorrência das fortes chuvas que atingiram as regiões Oeste e Meio Oeste catarinenses na tarde de sexta-feira (14) equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e SAMU estão em campo para prestar auxílio emergencial aos municípios afetados.
Até o momento houve registro de danos nas cidades de Água Doce, Catanduvas, Ibicaré, Tangará, Vargem Bonita e Treze Tílias.

A Prefeitura de Tangará, um dos municípios mais atingidos, informou que \”parece um cenário de guerra com muitas empresas e casas destruídas. 80% das residências do município foram destelhadas\”.

Veja fotos dos municípios atingidos


A Defesa Civil de Santa Catarina segue acompanhando os eventos meteorológicos que ocorreram no Estado, conforme os alertas emitidos com antecedência. Informações preliminares apontam que a queda de granizo e a passagem de fortes ventos provocaram destelhamentos e queda de árvores. 
Os levantamentos de danos estão sendo realizados pelas defesas civis municipais.

Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, os estragos são característicos para situações como tornado e/ou microexplosão. Imagens de árvores cortadas e caminhões tombados. 


Nas estações meteorológicas os dados de vento apontam para algo entre 50 e 60 km/h, mas como o vento é muito pontual. A maior rajada observada em estação meteorológico foi em Campos Novos com 87 km/h. 

\”Porém, temos velocidades diferentes em pequenas áreas, certamente tivemos rajadas bem maiores. Na região de Tangará para tombar um caminhão o vento estimado é da ordem de 100 a 130 km/h\”, informou Puchalski.

Alerta para quem trafega pela SC 453

Alguns pontos da rodovia foram bloqueados por conta da queda de árvores, no trecho entre os municípios de Tangará e Ibicaré.

Foto: Defesa Civil
Guarnições da Polícia Militar Rodoviária e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e já realizaram a desobstrução da via, porém, os motoristas devem ficar atentos aos galhos e demais materiais que possam estar sobre a pista.

Os levantamentos de danos estão sendo realizados pelas defesas civis municipais.