Volta às aulas representa um perigo para 9,3 milhões de adultos

COMPARTILHE
Retorno da atividade escolar, que vem sendo anunciado de forma gradativa por vários estados e municípios, coloca os estudantes em potenciais situações de contágio.
A volta às aulas pode representar um perigo a mais para cerca de 9,3 milhões de brasileiros (4,4% da população total) que são idosos ou adultos (com 18 anos ou mais) com problemas crônicos de saúde e que pertencem a grupos de risco de Covid-19. 
Isso porque eles vivem na mesma casa que crianças e adolescentes em idade escolar (entre 3 e 17 anos). 

A quantidade de pessoas que pode passar a se expor ao novo coronavírus foi calculada por análise da Fiocruz feita com base na Pesquisa Nacional de Saúde, que foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Laboratório de Informação em Saúde da Fiocruz.

Pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) analisaram dados  sobre dois grupos populacionais que se encontram nos chamados grupos de risco da Covid-19: os adultos com idade entre 18 e 59 anos que têm diabetes, doença do coração ou doença do pulmão, e os idosos (com 60 ou mais anos). 

Em seguida, cruzou os dados para verificar quantos desses dois grupos residem em domicílio com pelo menos um menor entre 3 e 17 anos – ou seja, em idade escolar.

O resultado do estudo trouxe números preocupantes. Quase 3,9 milhões (1,8% da população do país) de adultos com idade entre 18 e 59 anos que têm diabetes, doença do coração ou doença do pulmão residem em domicílio com pelo menos um menor em idade escolar (entre 3 e 17 anos). 

Já a população idosa (60 anos e mais) que convive em seu domicílio com pelo menos um menor em idade escolar chega a quase 5,4 milhões de pessoas (2,6% da população).

De acordo com o estudo, o retorno da atividade escolar, que vem sendo anunciado de forma gradativa por vários estados e municípios, coloca os estudantes em potenciais situações de contágio. 

Mesmo que escolas, colégios e universidades adotem as medidas de segurança (e elas sejam cumpridas à risca), o transporte público e a falta de controle sobre o comportamento de adolescentes e crianças que andam sozinhos fora de casa representam potenciais situações de contaminação por Covid-19 para esses estudantes. 
O problema é que, se forem contaminados, esses jovens poderão levar o vírus Sars-CoV-2 para dentro de casa e infectar parentes de todas as idades que tenham doenças crônicas e outras condições de vulnerabilidade à Covid-19, representando uma brecha perigosa no isolamento social que essas pessoas mantinham até agora.

Divulgado através da nota técnica, o estudo alerta para o fato de que “a discussão sobre a retomada do ano letivo no país não segue um momento em que é clara a diminuição dos casos e óbitos e ainda apresenta um agravante, que é a desmobilização de recursos de saúde e o desmonte de alguns hospitais de campanha”.

Epidemiologista do Icict/Fiocruz, Diego Xavier, que participou do estudo, destaca que, até agora, a maioria desses milhões de brasileiros em grupos de risco e que têm algum estudante dentro de casa vinha se mantendo em isolamento social.
 “Mas a volta às aulas pode representar uma perigosa brecha nesse isolamento. Nós estimamos, no estudo, que se apenas 10% dessa população de adultos com fatores de risco e idosos que vivem com crianças em idade escolar vierem a precisar de cuidados intensivos, isso representará cerca de 900 mil pessoas na fila das UTIs. Além disso, se aplicarmos a taxa de letalidade brasileira nesse cenário, estaremos falando de algo como 35 mil novos óbitos, somente entre esses grupos de risco”, analisa Xavier.
Os dados sobre a população de risco podem ser consultados no sistema MonitoraCovid-19, desenvolvido pela equipe do Icict/Fiocruz e disponível aqui.

Se forem contaminados, os estudantes poderão levar o vírus para dentro de casa e infectar parentes de todas as idades, segundo estudo da Fiocruz.

Nome

Acidente na BR-280,54,Agricultura,11,Bela Vista do Toldo,38,Brasil,404,Canoinhas,1410,Coronavírus,211,Crime Ambiental,4,Cultura,45,Curiosidades,31,Diversidades,4,Economia,137,Educação,120,Eleições,8,Emprego,1,Entretenimento,14,Esporte,26,Estado é responsável,1,Famosos,9,Feminicídio,14,Homenagem,15,Humor,5,Irineópolis,72,Itaiópolis,71,Jaraguá do Sul,1,Joinville,32,Leilão,1,Lockdown,1,Mafra,167,Mais do mesmo,1,Major Vieira,179,Manchete,908,Memórias,10,Monte Castelo,35,Nossa história,23,Notícias Internacionais,65,Ocorrências Policiais,696,Papanduva,105,Paraná,273,Polícia Ambiental,98,Polícia Civil,67,Política,637,Porto União,154,Previsão do tempo,142,Redes Sociais,27,Regional,1558,Rio Canoinhas,18,Rio Grande do Sul,39,Rio Negrinho,79,Santa Catarina,1293,Santa Cecília,19,São Bento do Sul,57,São Mateus do Sul,48,Saúde,253,Sério isso?,1,Solidariedade,48,Tecnologia,1,Timbó Grande,14,Tragédia em Minas Gerais,9,Tragédia no sul catarinense,1,Três Barras,547,União da Vitória,45,Utilidade Pública,318,Variedades,1044,Violência contra mulher,21,
ltr
item
Canoinhas Online: Volta às aulas representa um perigo para 9,3 milhões de adultos
Volta às aulas representa um perigo para 9,3 milhões de adultos
Estudantes poderão levar o vírus para dentro de casa e infectar parentes de todas as idades que tenham doenças crônicas e outras condições de vulnerabilidade à Covid-19, representando uma brecha perigosa no isolamento social que essas pessoas mantinham até agora.
https://1.bp.blogspot.com/-tINPojVVJCs/XxkFmfT5dvI/AAAAAAAAgvo/dRwnw5WWVwIyYtpSM-06UY4MQdKvrmUXACNcBGAsYHQ/s320/volta%2Bas%2Baulas.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-tINPojVVJCs/XxkFmfT5dvI/AAAAAAAAgvo/dRwnw5WWVwIyYtpSM-06UY4MQdKvrmUXACNcBGAsYHQ/s72-c/volta%2Bas%2Baulas.jpg
Canoinhas Online
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/07/volta-as-aulas-representa-um-perigo.html
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/07/volta-as-aulas-representa-um-perigo.html
true
314757626133630520
UTF-8
Carregar todas as notícias Not found any posts Ver mais Continue lendo Reply Cancel reply Delete Por Home PÁGINAS PÁGINAS Ver mais RECOMMENDED FOR YOU Resultado para ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS NOTÍCIAS Not found any post match with your request Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atras 1 hora atrás $$1$$ hora atrás Ontem $$1$$ dia atrás $$1$$ semana atrás mais de 5 semanas atrás Follow Este conteúdo é Premium Compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy