sementes_tabaco

bom_apetite_canoinhas

cursos

Uso da cloroquina em pacientes de Canoinhas será com análise específica de cada caso

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Até o momento as evidências científicas disponíveis para o uso da cloroquina e hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-19 não comprovam benefícios aos pacientes.

A Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas informou que está em elaboração um protocolo de uso da cloroquina em pacientes positivados para Covid-19 no município.

Grupo formado por farmacêuticos e médicos estão trabalhando neste protocolo”, informa a secretária de Saúde, Kátia Oliskowski.

O Estado vai disponibilizar a partir do dia 20 a medicação para os municípios. O uso será apenas com a prescrição médica e análise específica de cada caso.

O uso ainda não é consenso e por isso as pessoas não devem tomar a medicação por conta própria. Recentemente uma paciente positivada tomou a cloroquina sem indicação e passou mal”, afirma Kátia.

Kátia alerta que o Centro de Operações de Emergências em Saúde de Santa Catarina considera que, até o momento, as evidências científicas disponíveis para o uso da cloroquina e hidroxicloroquina para o tratamento da covid-19 não comprovam benefícios aos pacientes, e apontam riscos importantes relacionados aos seus efeitos adversos.

A secretária lembra que a eventual prescrição, dispensação e uso deste fármaco por pacientes com diagnóstico da Covid-19 deve decorrer de decisão compartilhada com o próprio paciente e após esclarecimento do mesmo sobre os riscos associados ao uso à ausência de comprovação de eventuais benefícios, limitando-se aos casos sintomáticos.

De qualquer forma, pacientes que decidirem usar a medicação precisam estar cientes de estão participando de uma pesquisa clínica”, alerta Kátia.

Medicamento de uso restrito

A Anvisa enquadrou a hidroxicloroquina e a cloroquina como medicamentos de controle especial. A medida é para evitar que pessoas que não precisam desses medicamentos provoquem um desabastecimento no mercado.

A falta dos produtos pode deixar os pacientes com malária, lúpus e artrite reumatoide sem os tratamentos adequados.

A nova categoria significa que o medicamento só poderá ser entregue mediante receita branca especial, em duas vias.

A hidroxicloroquina já estava enquadrada como medicamento sujeito à prescrição médica. Com a nova categoria, a venda irregular pelas farmácias é considerada infração grave.

Em Canoinhas, pacientes com estas doenças que precisam da medicação devem procurar as Farmácias Municipais para solicitar processo a fim de que o Estado de Santa Catarina forneça o produto para o tratamento.

Com informações da Prefeitura Municipal de Canoinhas.

O uso do medicamento ainda não é consenso e por isso as pessoas não devem tomar a medicação por conta própria.