iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Tecnologia de inteligência ajuda na gestão do trânsito em Santa Catarina

Avatar photo

A reformulação em uma ferramenta, adotada este ano pelo Detran de Santa Catarina, permite uma coleta mais ampla no que diz respeito a gestão do trânsito em Santa Catarina.
A tecnologia foi construída e reformulada com a utilização da plataforma BoaVista, a ferramenta de infraestrutura de Big Data criada pelo CIASC  — Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina — e que permite otimizar os processos de análise de dados.
As novas funcionalidades da ferramenta de estatísticas permitem separar os dados, por exemplo, por nível de gravidade das multas (multas leves, médias, graves ou gravíssimas).

As informações podem ser acessadas ao clicar em “Estatísticas” no menu da página inicial do site oficial do Detran, www.detran.sc.gov.br e são especialmente importantes para gestores públicos que lidam com questões de trânsito e pesquisadores que trabalham com essa área. 

Esse tipo de dado pode ser utilizado como embasamento para políticas públicas que visam, por exemplo, pensar em novas ações de conscientização de motoristas ou entender onde é necessário ter mais policiamento para coibir as infrações.

PLATAFORMA BOAVISTA

A plataforma BoaVista, que ganhou notoriedade por ser a ferramenta utilizada pelo Governo do Estado para gerar inteligência de dados sobre a pandemia da Covid-19, também foi a responsável por essa tecnologia de inteligência de dados de trânsito. 

A primeira aplicação dessa ferramenta foi para o processamento de dados de Notas Fiscais Eletrônicas, o que rendeu um prêmio no Congresso Internacional de Sistemas de Informação Empresarial de 2018.