iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Santa Catarina não chegou ao pico da pandemia, diz Secretário da Saúde

Avatar photo

Secretário da Saúde e presidente da Fecam participaram do Bom Santa Catarina desta terça (7). Reprodução

O secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, disse nesta terça-feira (7) que não há sinalização de que Santa Catarina tenha chegado ao pico da pandemia.

Em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, Ribeiro falou ainda sobre a adoção de medicamentos supostamente preventivos adotados por prefeituras no combate ao coronavírus.

Nós desconhecemos qualquer tipo de tratamento preventivo, a não ser isolamento social e etiqueta respiratória\”, disse Ribeiro.

O secretário de Saúde destacou que os protocolos clínicos instituídos pelos gestores públicos devem ter a chancela de órgãos regulamentadores, mas disse que notas técnicas orientativas \”podem e devem ocorrer\”.

Ele disse ainda que os pacientes com suspeita de Covid-19 precisam ser diagnosticados corretamente, monitorados e destacou que cada paciente apresenta um quadro individual.

Apesar de nós termos alguns locais mostrando ter benefício com algum tipo de abordagem, o fundamental disso é que a decisão é do médico, do paciente. Mas até esse momento, não existe nada cientificamento comprovado para a prevenção\”, afirmou.

Para ele, atualmente o estado vive um período de aceleração da transmissão da Covid-19. 

Hoje a nossa taxa varia de 1,16 no melhor cenário e 1,30 no pior cenário. Isso significa transmissão exponencial e, por consequência do aumenta do número de casos, aumenta o número de óbitos\”, disse.

O secretário disse que em todo o estado o governo tem feito o aporte de recursos e discutido a situação com os hospitais. Ele destacou que a implantação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) depende também de pré-requisitos e necessidades técnicas, além dos leitos e respiradores.

Também durante o Bom Dia Santa Catarina, o presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Orildo Severgnini (prefeito de Major Vieira), afirmou que os municípios \”precisam de mais 400 leitos de UTI\”. O secretário da Saúde comentou a informação.

Neste momento, nós temos mais de 400 leitos livres no estado. Este cálculo de que precisa de mais 400 não partiu do planejamento da secretaria de estado\”, afirmou.