Governo de Canoinhas quer calar a imprensa?

COMPARTILHE
Após publicação de matéria do Canoinhas Online, o Governo Municipal atacou o site e ameaçou processar o(s) autor (res) da referida matéria, bem como aqueles que compartilharam uma "suposta acusação".

Por conta da ameaça/acusação ter sido feita publicamente, pela rede social (Facebook), da Prefeitura Municipal de Canoinhas na segunda-feira (6) e replicada nos jornais locais nesta terça (7), reservamo-nos o direito de também responder publicamente.
Notícia publicada em mídia local nesta terça-feira (7). Reprodução

Ao expor sua insatisfação com a matéria, o Governo Municipal afirma que o Canoinhas Online não possui critério jornalístico para publicação de conteúdo.

Ora vejamos, o que é um critério jornalístico senão os acontecimentos considerados suficientemente interessantes, significativos e relevantes para serem transformados em notícia?

E qual é a notícia que está em debate? a que o município de Canoinhas não cumpre as regras de transparência na divulgação de recursos aplicados no combate a pandemia. Certamente é uma notícia de interesse público. A matéria pode ser lida aqui.

Estranhamente a prefeitura municipal não se deu ao trabalho de averiguar quem é o autor (res) da notícia. Não é o Canoinhas Online. É o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em seu site oficial, através de relatório divulgado pela Rede de Controle da Gestão Pública de Santa Catarina.

O relatório (que pode ser acessado aqui) fez um levantamento nos portais de cada um dos 295 municípios catarinenses. Todos foram analisados para avaliar como as prefeituras prestam contas à população sobre os investimentos de combate à pandemia. E o que aparece no relatório? que Canoinhas NÃO CUMPRE AS REGRAS.

No dia de hoje (07/07), o Canoinhas Online entrou em contato com o Ministério Público de Santa Catarina, via Portal do Cidadão e via telefone, expondo a situação e solicitando os relatórios originais que foram divulgados.

Recebemos por e-mail, do MPSC, documentos que comprovam, mais uma vez, que a imprensa falou a verdade.

Então talvez fosse o caso de processar o Ministério Público e a Rede de Controle da Gestão Pública de Santa Catarina, por divulgar informações falsas, já que a Prefeitura Municipal de Canoinhas assim o entende.

O levantamento, de todos os municípios catarinenses foi publicado no dia 3 de julho, mesmo dia em que o Canoinhas Online o publicou.

O relatório em questão foi encaminhado às Promotorias de Justiça dos municípios para conhecimento e, nos casos em que se fizer necessário, a tomada de medidas para a regularização de falhas, omissões ou irregularidades, antes de ser publicado. 

Possivelmente a prefeitura municipal recebeu este relatório anteriormente, tomou algumas medidas e agora publica aos quatro ventos que todas as informações sobre gastos com a Covid-19 estão disponíveis para consulta. É uma hipótese a ser considerada.

Em tempo: até a data de hoje, o relatório da Rede de Controle da Gestão Pública de Santa Catarina continua apontando que o município de Canoinhas não segue as regras de transparência na divulgação de gastos no combate a pandemia, de acordo com a Lei 13.979/2020,  isto significa que os dados inseridos no Portal não são satisfatórios.

Lamentamos, sinceramente, expôr o poder público a essa situação, mas não poderíamos ficar calados diante de uma acusação grave e infundada, que foi levada a público na tentativa de denegrir nossa imagem perante nossos leitores.

Lamentamos mais ainda por consideramos essa ameaça de processo como uma forma de intimidar nosso blog notícias a não continuar divulgando informações públicas que vão contra a administração municipal.
Nada pode tirar a legitimidade e o valor da comunicação, mesmo em situações em que a informação divulgada possa ser crítica ou inconveniente aos interesses do governo.
Estamos à disposição para nos manifestarmos também diante da Justiça, se necessário.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer as muitas manisfestações de apoio que recebemos, tanto de amigos como de seguidores e leitores fiéis do Canoinhas Online, ante essa tão desagradável situação.

Prefeitura Municipal de Canoinhas ameaça processar site por divulgar a verdade.

Nome

Acidente na BR-280,55,Agricultura,11,Bela Vista do Toldo,38,Brasil,404,Canoinhas,1414,Coronavírus,213,Crime Ambiental,4,Cultura,45,Curiosidades,31,Diversidades,4,Economia,139,Educação,120,Eleições,8,Emprego,1,Entretenimento,14,Esporte,26,Estado é responsável,1,Famosos,9,Feminicídio,14,Homenagem,15,Humor,5,Irineópolis,72,Itaiópolis,71,Jaraguá do Sul,1,Joinville,32,Leilão,1,Lockdown,1,Mafra,167,Mais do mesmo,1,Major Vieira,179,Manchete,908,Memórias,10,Monte Castelo,35,Nossa história,23,Notícias Internacionais,65,Ocorrências Policiais,699,Papanduva,105,Paraná,273,Polícia Ambiental,98,Polícia Civil,68,Política,640,Porto União,155,Previsão do tempo,142,Redes Sociais,27,Regional,1564,Rio Canoinhas,18,Rio Grande do Sul,39,Rio Negrinho,79,Santa Catarina,1297,Santa Cecília,19,São Bento do Sul,57,São Mateus do Sul,48,Saúde,253,Sério isso?,1,Solidariedade,48,Tecnologia,1,Timbó Grande,14,Tragédia em Minas Gerais,9,Tragédia no sul catarinense,1,Três Barras,550,União da Vitória,45,Utilidade Pública,319,Variedades,1046,Violência contra mulher,21,
ltr
item
Canoinhas Online: Governo de Canoinhas quer calar a imprensa?
Governo de Canoinhas quer calar a imprensa?
https://1.bp.blogspot.com/-ELfyYekM1R8/XwUucSx_z4I/AAAAAAAAgQo/-sZvjH5pyDQFkqPhuUENC7Ead4uP6cligCNcBGAsYHQ/s320/prefeitura%2Bde%2Bcanoinhas.JPG
https://1.bp.blogspot.com/-ELfyYekM1R8/XwUucSx_z4I/AAAAAAAAgQo/-sZvjH5pyDQFkqPhuUENC7Ead4uP6cligCNcBGAsYHQ/s72-c/prefeitura%2Bde%2Bcanoinhas.JPG
Canoinhas Online
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/07/prefeitura-canoinhas-ameaca-processar-site-por-divulgar-informacoes.html
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/07/prefeitura-canoinhas-ameaca-processar-site-por-divulgar-informacoes.html
true
314757626133630520
UTF-8
Carregar todas as notícias Not found any posts Ver mais Continue lendo Reply Cancel reply Delete Por Home PÁGINAS PÁGINAS Ver mais RECOMMENDED FOR YOU Resultado para ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS NOTÍCIAS Not found any post match with your request Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atras 1 hora atrás $$1$$ hora atrás Ontem $$1$$ dia atrás $$1$$ semana atrás mais de 5 semanas atrás Follow Este conteúdo é Premium Compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy