Polêmica: vítima de acidente de trânsito entrou na lista de mortes por Covid-19 em SC

COMPARTILHE
Família foi vítima de acidente em Blumenau/Arquivo
A morte de um jovem, vítima de um grave acidente de trânsito em Blumenau, causou polêmica  e discussão nas redes sociais, pelo fato de aparecer na lista de óbitos por Covid-19.

Marlon Soares, de 27 anos, sofreu um acidente no dia 12 julho e teve politraumatismo. Ele foi socorrido pelos Bombeiros, em estado grave, e ficou internado no Hospital Santa Isabel até o dia 18 de julho, quando veio a falecer.

No dia do acidente, a filha, uma bebê de dois meses, também foi socorrida, mas morreu no hospital. A mulher de Marlon morreu no local.

Após a morte, Marlon Soares entrou para a estatística de óbitos por Covid-19 do governo do Estado. A doença foi considerada causa secundária da morte, pois ele testou positivo para o coronavírus.

Por conta da polêmica, o governo do Estado informou que vai retirar o nome de Marlon da lista de óbitos por coronavírus. 

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) explicou na sexta-feira (24) que “a gerência de Saúde de Blumenau comunicou a SES que o referido óbito tratava-se de um caso por causa externa (acidente de trânsito). Desta forma, o registro será retirado do banco de óbitos por Covid-19”. A atualização no sistema estadual deve ocorrer neste sábado (25).
No texto, a Secretaria de Estado da Saúde ressalta a importância do preenchimento correto da declaração de óbito, para que “inconsistências não ocorram”. No entanto, não revela se houve erro no documento que informa a morte de Marlon. 

Por que a Covid-19 estava na declaração de óbito?

Conforme o diretor técnico do Hospital Santa Isabel, Marcos Sandrini de Toni, a Vigilância Epidemiológica do município foi informada de que a causa da morte não era o coronavírus.

Marlon morava em Gaspar e por isso coube à Secretaria da Saúde da cidade informar o óbito à Secretaria de Estado da Saúde. 

"O teste foi feito em Marlon conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde", detalha o diretor. "A rotina é a mesma para todos os pacientes que têm morte encefálica, como ocorreu com Marlon". 

Quando isso acontece, um exame é feito para que se defina se os órgãos podem ser doados, caso a família e as condições da pessoa (como idade e outras doenças) permitam. 

A análise aponta se a pessoa possuía Covid-19, algo que impossibilita a doação e exige outro procedimento: o de alertar, através da declaração de óbito, todos que terão contato com o corpo.
"Esse corpo é potencial difusor do vírus, até o velório é diferente por conta disso. Mesmo que a causa não tenha sido de Covid-19, precisamos colocar no atestado a informação para proteger outras pessoas de possíveis contágios. Não é para enganar ninguém" esclareceu o médico.
Quando o coronavírus é a causa principal da morte, a informação deve estar na primeira parte da declaração. 

Se é algo secundário, a palavra Covid-19 deve ficar mais abaixo, na “parte II” do formulário. Assim, a confirmação de mais um contaminado entra para os dados do Estado, mas o óbito é descartado da lista oficial. 

O que diz a prefeitura


Por nota, a Vigilância em Saúde de Gaspar disse que como o coronavírus estava na certidão de óbito, “considera-se que existe a possibilidade do fato dele estar com Covid-19 ter influenciado de alguma forma no agravamento da situação de saúde. Pelo protocolo, como estava na Declaração de Óbito, Gaspar é obrigada a incluir o caso no boletim da Covid-19”.

Diretor do Hospital diz que a Vigilância Epidemiológica do município foi informada de que a causa da morte não era o coronavírus.

Nome

Acidente na BR-280,55,Agricultura,11,Bela Vista do Toldo,38,Brasil,404,Canoinhas,1415,Coronavírus,213,Crime Ambiental,4,Cultura,45,Curiosidades,31,Diversidades,4,Economia,140,Educação,121,Eleições,9,Emprego,1,Entretenimento,14,Esporte,26,Estado é responsável,1,Famosos,9,Feminicídio,14,Homenagem,15,Humor,5,Irineópolis,72,Itaiópolis,71,Jaraguá do Sul,1,Joinville,32,Leilão,1,Lockdown,1,Mafra,167,Mais do mesmo,1,Major Vieira,180,Manchete,908,Memórias,10,Monte Castelo,35,Nossa história,23,Notícias Internacionais,65,Ocorrências Policiais,699,Papanduva,105,Paraná,273,Polícia Ambiental,98,Polícia Civil,68,Política,642,Porto União,155,Previsão do tempo,142,Redes Sociais,27,Regional,1566,Rio Canoinhas,18,Rio Grande do Sul,39,Rio Negrinho,79,Santa Catarina,1298,Santa Cecília,19,São Bento do Sul,57,São Mateus do Sul,48,Saúde,253,Sério isso?,1,Solidariedade,48,Tecnologia,1,Timbó Grande,14,Tragédia em Minas Gerais,9,Tragédia no sul catarinense,1,Três Barras,551,União da Vitória,45,Utilidade Pública,319,Variedades,1049,Violência contra mulher,21,
ltr
item
Canoinhas Online: Polêmica: vítima de acidente de trânsito entrou na lista de mortes por Covid-19 em SC
Polêmica: vítima de acidente de trânsito entrou na lista de mortes por Covid-19 em SC
https://1.bp.blogspot.com/-OfKY-WeDjoc/XxPBPTet4yI/AAAAAAAAgoI/0qFK-UnuD1kf6lrDBty44Sqi6DmgGgmsACPcBGAYYCw/s320/asal%2Bmorre%2Bblumenau.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-OfKY-WeDjoc/XxPBPTet4yI/AAAAAAAAgoI/0qFK-UnuD1kf6lrDBty44Sqi6DmgGgmsACPcBGAYYCw/s72-c/asal%2Bmorre%2Bblumenau.jpg
Canoinhas Online
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/07/polemica-vitima-de-acidente-de-transito.html
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/07/polemica-vitima-de-acidente-de-transito.html
true
314757626133630520
UTF-8
Carregar todas as notícias Not found any posts Ver mais Continue lendo Reply Cancel reply Delete Por Home PÁGINAS PÁGINAS Ver mais RECOMMENDED FOR YOU Resultado para ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS NOTÍCIAS Not found any post match with your request Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atras 1 hora atrás $$1$$ hora atrás Ontem $$1$$ dia atrás $$1$$ semana atrás mais de 5 semanas atrás Follow Este conteúdo é Premium Compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy