Ex-juíza do TPI descarta que Bolsonaro seja investigado por crimes contra a humanidade

COMPARTILHE
Ex-juíza  Tribunal Penal Internacional em Haia, Sylvia Steiner. Foto: Reprodução
No último domingo, um grupo de entidades sindicais ligadas à área da Saúde anunciou o envio ao tribunal de notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro pelas ações e omissões do governo federal no combate à pandemia, especialmente em relação aos profissionais do setor e às comunidades indígenas e quilombolas.

A desembargadora Sylvia Steiner, que foi integrante do Tribunal Penal Internacional (TPI)até 2016, explica como funciona a Corte e analisa os possíveis desdobramentos da queixa que cita o presidente.
Ela reafirmou que não acredita que a corte vá investigar Jair Bolsonaro por crimes contra a humanidade, apesar das denúncias sobre sua conduta durante a pandemia de Covid.
Em entrevista há duas semanas, ela afirmou que o TPI julga crimes e pessoas, não políticas desastrosas.

Ao Estadão, ela repetiu o discurso e ressaltou que os precedentes indicam que o TPI “tem dado prioridade para casos que envolvem conflito armado, ataques contra a população civil”.
“Acho muito difícil que um caso que envolva a questão de políticas públicas possa ser levado adiante.”“Me parece que hoje em dia se usa muito (a palavra) ‘genocídio’ como uma expressão mais genérica, e não como um nome dado a uma conduta específica prevista como crime internacional. O genocídio é uma conduta que implica um dolo específico, que é eliminar determinado grupo.”
Ela ressalta que já existe denúncia contra Bolsonaro no TPI em relação às comunidades indígenas, que está em fase de triagem, mas pelas queimadas e desmatamento na região onde essas comunidades vivem. Não em razão da Covid-19.

Clayton Pegoraro, professor de Direito Internacional da Universidade Presbiteriana Mackenzie, também avalia que as denúncias feitas contra o presidente não se sustentam para seguir na Corte.
"Não vejo como crime contra a humanidade. Pode-se falar que ele [Bolsonaro] não fez o máximo que poderia [ter feito] para combater a pandemia, que não fiscalizou para aonde vai o dinheiro, ou que poderia ter sido melhor. Mas isso é outra coisa, uma questão interna", afirma Pegoraro.
Sylvia Steiner afirma que “Se ingressarem com uma nova denúncia no tribunal que se some à anterior, por conta da destruição do ambiente natural, aí, em tese, você pode dar ensejo, sim, ao começo de uma investigação. Mas muito em tese, eu particularmente não acredito que isso ocorra, tendo em vista o tipo de situações que têm sido selecionadas pela procuradoria para dar início a investigações.”

Sylvia Steiner afirmou que Tribunal Penal Internacional em Haia julga crimes e pessoas, e tem dado prioridade para casos que envolvem conflito armado, ataques contra a população civil.

Nome

Acidente na BR-280,54,Agricultura,11,Bela Vista do Toldo,38,Brasil,404,Canoinhas,1410,Coronavírus,211,Crime Ambiental,4,Cultura,45,Curiosidades,31,Diversidades,4,Economia,137,Educação,120,Eleições,8,Emprego,1,Entretenimento,14,Esporte,26,Estado é responsável,1,Famosos,9,Feminicídio,14,Homenagem,15,Humor,5,Irineópolis,72,Itaiópolis,71,Jaraguá do Sul,1,Joinville,32,Leilão,1,Lockdown,1,Mafra,167,Mais do mesmo,1,Major Vieira,179,Manchete,908,Memórias,10,Monte Castelo,35,Nossa história,23,Notícias Internacionais,65,Ocorrências Policiais,696,Papanduva,105,Paraná,273,Polícia Ambiental,98,Polícia Civil,67,Política,637,Porto União,154,Previsão do tempo,142,Redes Sociais,27,Regional,1558,Rio Canoinhas,18,Rio Grande do Sul,39,Rio Negrinho,79,Santa Catarina,1293,Santa Cecília,19,São Bento do Sul,57,São Mateus do Sul,48,Saúde,253,Sério isso?,1,Solidariedade,48,Tecnologia,1,Timbó Grande,14,Tragédia em Minas Gerais,9,Tragédia no sul catarinense,1,Três Barras,547,União da Vitória,45,Utilidade Pública,318,Variedades,1044,Violência contra mulher,21,
ltr
item
Canoinhas Online: Ex-juíza do TPI descarta que Bolsonaro seja investigado por crimes contra a humanidade
Ex-juíza do TPI descarta que Bolsonaro seja investigado por crimes contra a humanidade
https://1.bp.blogspot.com/-sRN63QfDAMQ/XyMpoJPBjHI/AAAAAAAAg7w/OIuxKHtd_NoBllHViqlYHOIWjWJC7PlDACNcBGAsYHQ/s320/Sylvia-Steiner-TPI.jpeg
https://1.bp.blogspot.com/-sRN63QfDAMQ/XyMpoJPBjHI/AAAAAAAAg7w/OIuxKHtd_NoBllHViqlYHOIWjWJC7PlDACNcBGAsYHQ/s72-c/Sylvia-Steiner-TPI.jpeg
Canoinhas Online
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/07/ex-juiza-do-tpi-descarta-que-bolsonaro.html
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/07/ex-juiza-do-tpi-descarta-que-bolsonaro.html
true
314757626133630520
UTF-8
Carregar todas as notícias Not found any posts Ver mais Continue lendo Reply Cancel reply Delete Por Home PÁGINAS PÁGINAS Ver mais RECOMMENDED FOR YOU Resultado para ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS NOTÍCIAS Not found any post match with your request Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atras 1 hora atrás $$1$$ hora atrás Ontem $$1$$ dia atrás $$1$$ semana atrás mais de 5 semanas atrás Follow Este conteúdo é Premium Compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy