bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Compra de tablets sem carregadores, pela prefeitura de Canoinhas, é questionada por vereador

Avatar photo

Vereador Pulinho Basílio/Divulgação

ASCOM – Na sessão de terça-feira (14), o presidente da Câmara, vereador Paulinho Basilio, apresentou um requerimento pedindo informações à prefeitura sobre a compra de carregadores para tablets.

Conforme o vereador, os equipamentos eletrônicos foram comprados pela secretaria de Saúde no ano de 2018, porém somente agora, no mês de abril de 2020, chegaram os carregadores dos tablets, que são destinados às equipes de Estratégia de Saúde da Família.

“Demorou-se dois anos para entender que o tablet precisa de um carregador? Isso é a mesma coisa que eu comprar um celular só com o cabo, sair da loja e ainda agradecer. Então porque que houve essa demora de 2 anos para se situar que precisa ter um carregador”, comentou Paulinho Basilio. 

O vereador lembrou que na semana passada já havia enviado um requerimento à prefeitura perguntando sobre a entrega dos equipamentos, pois ainda existiam agentes de saúde que não haviam recebidos os tablets comprados em 2018.
Os 80 tablets foram entregues em 6 de julho de 2018 e os carregadores competentes entregues somente em 7 de abril de 2020.  E quais foram os equipamentos utilizados pelas equipes durante esse tempo?, questionou Basílio.

A vereadora Zenici Dreher lembrou que em 2018 ela esteve frente a Secretaria de Saúde, e com isso esclareceu algumas informações solicitadas. 

\”A ideia para aquisição dos tablets surgiu para auxiliar no trabalho dos agentes de saúde. A aquisição foi com a melhor das intenções, assim como a gestão passada adquiriu muitos tablets para a educação e teve muitos problemas. A proposta principal sempre foi a inovação tecnológica, principalmente para o trabalho dos agentes de saúde”, comentou a vereadora.

A vereadora lembrou que quando foi realizada a licitação para compra dos equipamentos, imaginou-se que eles estariam completos, incluindo os carregadores. 

“O tablet e o cabo para carregar veio, então ele poderia ser utilizado pelos agentes, porém na hora de carregar ele tinha que ser ligado ao computador da unidade de saúde, o que não veio foi o carregador. Isso não era um impeditivo, mas foi uma decisão não utilizar no momento porque o primeiro sistema que foi tentado baixar não deu certo e a proposta junto aos profissionais de saúde, era que eles primeiro atualizassem todos os cadastros, para aí utilizar os tablets”, comentou Zenici.

O vereador autor do requerimento, Paulinho Basilio, comentou que a informação sobre os problemas com os tablets chegou até ele e o requerimento é justamente para saber os fatos verdadeiros sobre o assunto. 

“Eu não tenho dom de inventar coisas. Essas são demandas que são trazidas, e como eu não quero sair falando bobagem, penso que a secretaria de saúde deve esclarecer. Afinal de contas foi um material que poderia ter sido muito bem utilizado durante dois anos, e que ficou parado e até agora não teve serventia nenhuma”, finalizou Paulinho.