bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Ciclone supera Furacão Catarina e é o pior desastre com ventos da história de Santa Catarina

Avatar photo

A tempestade atingiu praticamente todas as regiões do Estado.

O ciclone bomba que deixou ao menos 10 pessoas mortas, 1,5 milhão de unidades consumidoras sem luz e causou destruição em todas as regiões de Santa Catarina na última terça-feira (3) foi o pior evento climático com ventos da história do Estado.

O desastre superou o Furacão Catarina, em 2004 (onde uma tempestade violenta atingiu o litoral do sul do Brasil, provocando morte e destruição) e o Tornado de Xanxerê em 2015, segundo nota meteorológica divulgada no sábado (4), pela Defesa Civil de Santa Catarina.
A instituição informou que durante a tarde da terça-feira, 30 de junho, foram registradas tempestades severas com ventos superiores a 100 km/h. Em Siderópolis, os ventos chegaram a 134km/h. 

Na nota, a Defesa Civil descreve que \”165 municípios atingidos reportaram danos e destruição, ou seja, mais da metade dos municípios catarinenses\”.

A tempestade atingiu praticamente todas as regiões do Estado. As ocorrências começaram a ser registradas no início da tarde de terça-feira, no Oeste catarinense, e avançaram para o litoral.

Câmeras gravam o momento que telhado é levado com a força do ventoReprodução

O ciclone, que é composto por uma área de baixa pressão, começou a se formar no norte da Argentina se deslocou em direção ao leste. 

A área de baixa pressão que cruzou os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul ganhou forma de ciclone somente ao chegar sobre o oceano, no litoral gaúcho, durante a madrugada de quarta-feira (30).

Além do ciclone, a frente fria que estava no Estado também gerou temporais. Foi a junção de ambas as condições de tempo que fez com que o estrago fosse maior.