Uma situação ocorrida na madrugada desta quinta-feira (9) na Unidade de Pronto Atendimento de Três Barras, tomou conta das redes sociais e gerou indignação da população.
Em uma postagem no Facebook, a mãe de uma bebê de 11 meses, relatou que a criança, que tem Síndrome de Down, não estava passando bem durante a madrugada e decidiu levá-la para atendimento médico, juntamente com o marido.
Conta a mãe que chegaram no PA às 3h45 e após a triagem por parte da equipe de enfermagem, foram informados que o médico plantonista não estava no local para prestar atendimento.
De acordo com a declaração prestada por uma enfermeira, ao chamar o médico do período noturno, que deveria estar no quarto de descanso dos plantonistas, o mesmo não foi encontrado, sendo também procurado em todos os lugares da unidade.
Após quatro tentativas, por telefone, o médico foi localizado e disse que "teve um imprevisto" e precisou sair. Orientou então, ainda por telefone, a administrar 9 gotas de dipirona para o bebê, o que não foi realizado pela equipe de enfermagem, visto que a criança necessitava de exame presencial.
Ainda de acordo com a declaração da enfermeira, naquele momento havia mais dois pacientes na unidade: um na sala de estabilização e outro na sala de emergência.
O casal saiu da unidade às 5 horas da manhã sem que o médico tivesse retornado para examinar a criança.
O QUE DIZ A PREFEITURA
A Fundação Hospitalar de Três Barras emitiu uma nota na tarde desta quinta (9), esclarecendo sobre a ausência do médico plantonista no Pronto Atendimento Municipal.
De acordo com a nota, a empresa Helpmed administra o serviço médico no Pronto Atendimento de Três Barras desde o dia 1º de julho deste ano, após ser a vencedora de processo licitatório.
Ciente de que ocorreu um fato que merece apuração, inclusive que serve de aprendizado para evitar situações futuras, prontifica-se a Fundação Hospitalar em agir da forma que a legislação exige e permite, finaliza a nota.
O QUE DIZ A HEPLMED SAÚDE
Também em nota, a Helpmed informou que está apurando os fatos e que o profissional foi afastado até que todos os esclarecimentos necessários sejam prestados.
Informou ainda que a escala de atendimento, que estava sob responsabilidade do médico em questão, serão readequadas para que a população tresbarrense não fique sem atendimento.
O casal saiu da unidade às 5 horas da manhã sem que o médico tivesse retornado para examinar a criança.
O QUE DIZ A PREFEITURA
A Fundação Hospitalar de Três Barras emitiu uma nota na tarde desta quinta (9), esclarecendo sobre a ausência do médico plantonista no Pronto Atendimento Municipal.
De acordo com a nota, a empresa Helpmed administra o serviço médico no Pronto Atendimento de Três Barras desde o dia 1º de julho deste ano, após ser a vencedora de processo licitatório.
A subordinação dos médicos e coordenação dos serviços no PA, portanto, são de responsabilidade direta da empresa HelpMed que, em razão dos fatos referidos, foi notificada para questionar a atitude do médico e manifestar a defesa que julgar necessária, diz a nota.Após este procedimento, que deve respeitar os prazos legais, os fatos serão analisados pela Fundação Hospitalar para que, então, sejam tomadas as medidas legais cabíveis,
Ciente de que ocorreu um fato que merece apuração, inclusive que serve de aprendizado para evitar situações futuras, prontifica-se a Fundação Hospitalar em agir da forma que a legislação exige e permite, finaliza a nota.
O QUE DIZ A HEPLMED SAÚDE
Também em nota, a Helpmed informou que está apurando os fatos e que o profissional foi afastado até que todos os esclarecimentos necessários sejam prestados.
Informou ainda que a escala de atendimento, que estava sob responsabilidade do médico em questão, serão readequadas para que a população tresbarrense não fique sem atendimento.