dengue_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Saúde esclarece sobre resultado de exame para Covid-19 de dentista de Canoinhas

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Na tarde desta segunda-feira (22), circulou pelas redes sociais exames de uma dentista com resultados diferentes. Diante do fato, a Secretaria de Saúde de Canoinhas emitiu nota para explicar o acontecido:

Conforme a nota técnica 02/2020 da Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina explicamos que a coleta para realização e detecção para Covid-19 precisa ser realizada entre o terceiro e quinto dia dos sintomas (ou do desenvolvimento da doença, se assintomático). No máximo, no sétimo dia dos sintomas/doença. Após este período, não é possível detectar mais, pois a chamada curva viral desce.

Sobre este exame em si, a Secretaria esclarece que, no caso dela, o primeiro exame realizado pela Genolab provavelmente foi coletado entre terceiro e sétimo dia, por isso resultado positivo.
O segundo exame foi coletado quatro dias depois no laboratório Labcenter, provavelmente após o sétimo dia da evolução da doença, dando então negativo.

O laboratório Genolab também reforça que não há discrepância de resultados. 

A evolução natural do PCR é se tornar indetectado, com a passagem dos dias. O momento de coleta do PCR, (casos sintomáticos) é entre o terceiro ao oitavo dia de sintomas. Fazendo após este período, o PCR (normalmente) será negativo”.

A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que o Município não recebe recurso “por caso confirmado”. 

Canoinhas recebe recurso por leito disponibilizado para internamentos de pessoas com covid-19. E este recurso é repassado ao Hospital Santa Cruz em sua totalidade. A Secretaria de Saúde também recebeu recurso limitado para combater a Covid-19 na atenção básica. 
A Secretaria Municipal de Saúde lembra ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que pessoas assintomáticas ou com sintomas leves transmitem coronavírus e por isso a necessidade de se manter o isolamento social quando há confirmação por exame.