Possível tornado causa grande destruição em municípios do oeste catarinense

COMPARTILHE
Foto: Radio Progresso
Um forte temporal no final desta quarta-feira (10), causou estragos e assustou moradores nas cidades de Descanso, Iporã do Oeste, Belmonte e Itapiranga, na região oeste de Santa Catarina.

Em Belmonte foi registrado um cenário grande de destruição após o temporal com muitas casas destelhadas e árvores arrancadas.

Um supermercado teve todo o seu telhado arrancado. Algumas casas também foram levantadas do chão com o forte vendaval.

Quatro pessoas, entre elas, uma criança de dois anos de idade, ficaram feridas por escombros, estilhaço e queda de árvore sobre um veículo e foram conduzidas ao hospital, de acordo com a Defesa Civil. Os quadros de saúde dos feridos são estáveis.


Em Descanso, uma carreta acabou tombando devido ao forte vento que atingiu a região.
Além do caminhão, um posto de combustíveis ficou destruído, veículos foram atingidos, árvores arrancadas e residências danificadas.

Força do vento tombou uma carreta. Foto: Portal Peperi
Em Itapiranga, aproximadamente 20 árvores caíram com a força dos ventos. Foi requisitada uma máquina da Prefeitura para auxiliar no serviço.

A enxurrada provocou deslizamentos de terra e invadiu residências. Em todos os municípios atingidos muitas famílias ficaram desalojadas.

Foto: OesteMania
A Defesa Civil informou logo após as 22h30 desta quarta-feira, que iniciou a distribuição de lonas, telhas e colchões para as famílias atingidas pelo forte temporal.




TORNADO

O engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, Ronaldo Coutinho, publicou em suas redes sociais que o fenômeno que atingiu a região Extremo Oeste de Santa Catarina pode ter sido um tornado.

Ainda segundo a nota, o desenvolvimento de uma supercélula provocou uma tempestade severa entre os municípios atingidos. A mesma opinião tem o meteorologista Leandro Puchalski.

Abaixo temos uma imagem de radar da Defesa Civil localizado em Chapecó. Nele percebemos uma "assinatura' que normalmente aparece quando temos super células associadas da tornados (quase como uma vírgula invertida). A localização dessa assinatura fica mais ou menos no município de Descanso, publicou Puchalski.
Imagem de radar. Foto: Radar Defesa Civil
Duas fotos mostram estragos que são característicos de tornado. Elas são de Descanso. Uma árvore que não tomba, mas tem o seu tronco arrancado. A outra foto mostra um caminhão tombado.

Árvore cortada. Foto: Defesa Civil
A questão é que uma micro explosão (quando um forte vento vem do base da nuvem para o solo) também pode provocar esse tipo de estragos.

De qualquer forma, o vento na região deve ter se aproximando da casa de 100 a 130 km/h. Vento capaz de provocar muitos e sérios estragos, diz Puchalski.

De acordo com os dois meteorologistas, numa análise preliminar, há fortes indicativos de tornado entre Iporã do Oeste e Descanso. Porém, o fenômeno apenas poderá ser classificado após uma avaliação que será realizada durante a manhã desta quinta-feira (11), nos locais atingidos.

*Relembre o tornado que passou na região de Canoinhas em 1948 e deixou um rastro de destruição e morte.

O vento na região deve ter se aproximando da casa de 100 a 130 km/h, diz meteorologia.

Nome

Acidente na BR-280,54,Agricultura,11,Bela Vista do Toldo,38,Brasil,401,Canoinhas,1398,Coronavírus,204,Crime Ambiental,4,Cultura,45,Curiosidades,31,Diversidades,4,Economia,135,Educação,120,Eleições,8,Entretenimento,14,Esporte,26,Famosos,9,Feminicídio,14,Homenagem,15,Humor,5,Irineópolis,71,Itaiópolis,70,Joinville,31,Leilão,1,Lockdown,1,Mafra,166,Major Vieira,177,Manchete,905,Memórias,10,Monte Castelo,35,Nossa história,23,Notícias Internacionais,65,Ocorrências Policiais,691,Papanduva,103,Paraná,271,Polícia Ambiental,98,Polícia Civil,66,Política,632,Porto União,150,Previsão do tempo,140,Redes Sociais,27,Regional,1534,Rio Canoinhas,18,Rio Grande do Sul,39,Rio Negrinho,76,Santa Catarina,1282,Santa Cecília,19,São Bento do Sul,57,São Mateus do Sul,48,Saúde,252,Solidariedade,48,Tecnologia,1,Timbó Grande,14,Tragédia em Minas Gerais,9,Tragédia no sul catarinense,1,Três Barras,544,União da Vitória,45,Utilidade Pública,317,Variedades,1032,Violência contra mulher,21,
ltr
item
Canoinhas Online: Possível tornado causa grande destruição em municípios do oeste catarinense
Possível tornado causa grande destruição em municípios do oeste catarinense
Forte temporal no fim desta quarta-feira deixou um rastro de destruição em pelo menos quatro municípios do oeste.
https://1.bp.blogspot.com/-LRpqj9EOZhk/XuGZ1V5khbI/AAAAAAAAfL8/GN-jVtUqudUGq44ucax4y1uOkju6-OgyQCNcBGAsYHQ/s1600/temporal%2Boeste.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-LRpqj9EOZhk/XuGZ1V5khbI/AAAAAAAAfL8/GN-jVtUqudUGq44ucax4y1uOkju6-OgyQCNcBGAsYHQ/s72-c/temporal%2Boeste.jpg
Canoinhas Online
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/06/possivel-tornado-atinge-oeste-catarinense.html
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/06/possivel-tornado-atinge-oeste-catarinense.html
true
314757626133630520
UTF-8
Carregar todas as notícias Not found any posts Ver mais Continue lendo Reply Cancel reply Delete Por Home PÁGINAS PÁGINAS Ver mais RECOMMENDED FOR YOU Resultado para ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS NOTÍCIAS Not found any post match with your request Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atras 1 hora atrás $$1$$ hora atrás Ontem $$1$$ dia atrás $$1$$ semana atrás mais de 5 semanas atrás Follow Este conteúdo é Premium Compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy