iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Mercado Livre poderá ter um centro de distribuição em Santa Catarina, diz secretário da Fazenda

Avatar photo

Mercado Livre: investimento de 4 bilhões de reais no Brasil até o fim do ano (Mercado Livre/Divulgação)

O Mercado Livre, empresa argentina e uma gigante de vendas online no Brasil, poderá instalar um Centro de Distribuição em Santa Catarina. A informação é do Secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli

A companhia confirmou a desistência da empresa pelo investimento em Gravataí, no Rio Grande do Sul, onde estava em processo avançado de instalação, mas a burocracia com o governo gaúcho fez com que a empresa mudasse a estratégia, procurando outra região do país.

Segundo o site Giro de Gravataí, portal de notícias do município, o projeto previa 500 empregos diretos, locação de uma área de 50 mil metros quadrados e faturamento superior a R$ 400 milhões em cinco anos. 
A previsão era de início das atividades no primeiro trimestre. Ainda seguindo o site, a informação sobre a desistência do investimento no município foi confirmada ao prefeito de Gravataí, Marco Alba, pelo gerente de relações internacionais do Mercado Livre, François Martins.

IMPASSE

Apesar do Mercado Livre já ter divulgado nota oficial sobre a desistência das operações no município de Gravataí, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, divulgou um vídeo em rede social, em que nega que as negociações tenham sido encerradas. De acordo com ele, tudo que a empresa demandou, foi atendido.

Infelizmente as pessoas estão se precipitando, fazendo uso político dessa situação, disse o governador.

O prefeito do município, Marco Alba, também por meio de rede social, apelou por uma atitude do governador Eduardo Leite para manter empreendimento de R$ 450 milhões da Mercado Livre em Gravataí, que pode gerar cerca de dois mil empregos, entre diretos e indiretos:

Acredito na capacidade de reação do Governador, através de ATITUDE pessoal e direta para revertermos a decisão da Mercado Livre. O Governo do Estado não pode inviabilizar a instalação do Mercado Livre no Município de Gravataí\”, escreveu ele.

Mas, de acordo com a colunista Estela Benetti, da NSC Total, o Secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, afirmou que já concedeu regime especial para que o Mercado Livre abra um Centro de Distribuição no estado. Agora é esperar pra ver.

Até o momento, o Mercado Livre tem dois centros de distribuição no Brasil, em Cajamar e Louveira, em São Paulo. Um terceiro está para ser aberto na Bahia.