cursos

bom_apetite_canoinhas

Criança de 10 anos é baleada após padrasto usá-la como “escudo humano”, no norte catarinense

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Um menino de 10 anos foi ferido a tiros ao ser usado como \”escudo humano\” pelo padrasto para se defender de policiais durante uma operação contra o tráfico de drogas em Balneário Barra do Sul, no Norte de Santa Catarina, na terça-feira (9). A mãe do menino e o suspeito também foram feridos.

A criança foi atingida no braço e na mão e até as 17h desta quarta-feira (10) seguia internada no hospital infantil de Joinville, com quadro de saúde estável.

Segundo a polícia, a mãe foi atingida no ombro e na perna. O padrasto foi ferido de raspão na barriga. Após ser atendido, ele foi preso por tentativa de homicídio contra os policiais.

A polícia foi até a residência para cumprir um dos 30 mandados de busca e apreensão da Operação Tríade, deflagrada pela polícia em Santa Catarina, Paraná e no Mato Grosso do Sul e que prendeu 13 pessoas.

Quando os policiais chegaram no local, o suspeito que não era alvo de mandado de prisão, e sim de busca e apreensão, colocou o braço para fora da janela e começou a atirar. 

Segundo o delegado Tiago Escudeiro, que estava na ação, os policiais revidaram os tiros antes de ouvir o grito da mulher.

Não sabíamos que tinha mais gente em casa, os vidros eram daqueles temperados preto, não dava para enxergar lá dentro. A mulher gritou que estava baleada e o filho também\”, conta o delegado. Assim que o policial avistou que havia a criança junto, ele gritou e começamos a negociação para que pudéssemos chamar a ambulância\”, detalha.

Segundo o delegado, o menino, que é e enteado do suspeito, foi usado por ele como escudo humano mesmo após estar ferido.

A mulher não tem como saber se ele usou de escudo humano, não vimos. Quanto ao uso do menino, não há dúvida. O menino já estava baleado no quarto e não teria motivo para ele pegar a criança e levar junto até outro cômodo. A não ser para inibir uma ação nossa. Usava a criança para que não atirássemos nele\”, afirma o delegado.

O homem, que não teve a idade informada, escondeu a arma no freezer, e ficou alguns minutos sozinho dentro de casa com as luzes apagadas após a mulher a criança terem saído da residência.

Ele entrou em luta corporal com os policiais e deu chutes e cabeçadas nos agentes, mesmo após algemado, ainda de acordo com a Polícia Civil.

Não dá para ter certeza, ela tava na linha de fogo, já que ele provocou o tiroteio com a mulher e o filho juntos; presumo que os disparos que atingiram eles provavelmente são nossos, infelizmente\”, disse o delegado. \”Quanto à nossa conduta, a corregedoria avalia e poderá ou não instaurar uma sindicância\”, explicou.

Além da tentativa de homicídio, o homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma.A polícia não detalhou o que mais foi apreendido na casa além da arma.

Criança foi usada como escudo durante tiroteio com a PM, e o padrasto continuou com ela mesmo após estar ferido.