bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Começa alinhamento para retorno de aulas presenciais em Santa Catarina

Avatar photo

Volta as aulas em Santa Catarina
Representantes de várias instituições participaram da reunião online. Foto: Divulgação

O Comitê de Retomada das Aulas Presenciais em Santa Catarina, organizado pela Secretaria de Estado da Educação (SED), teve a primeira reunião na tarde de sexta-feira (19).

O objetivo é que o grupo intersetorial tenha encontros estratégicos para construir em conjunto os protocolos necessários para planejar o retorno de alunos, professores e servidores às salas de aula, que está previsto para o dia 3 de agosto.

O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, destacou a importância de  alinhar o retorno às aulas presenciais. 

Estamos trabalhando na mesma causa para o Estado de Santa Catarina, que é a Educação. Temos um desafio muito grande, que exige responsabilidade, mas somando esforços iremos transpor esse período da melhor forma possível, com o menor impacto nessa transição entre o período das ações não presenciais e a retomada das aulas presenciais\”.

Definição de grupos de trabalho
Por ser o primeiro encontro, a reunião teve um aspecto mais introdutório e de alinhamento geral, com espaço para cada participante poder compartilhar a sua realidade, fazer apontamentos sobre o tema e trazer contribuições para o comitê.

Ao fim do encontro, foi definido que serão criados grupos de trabalho específicos para elaborar protocolos sobre medidas sanitárias, ações pedagógicas, transporte escolar, alimentação escolar e gestão de pessoas. 

Cada grupo deve elaborar um cronograma de trabalho para apresentar uma minuta das ações propostas no dia 30 de junho, data prevista para a próxima reunião.
Aulas presenciais suspensas até 2 de agosto

O decreto 630/2020, estabelecido pelo Governo do Estado, suspende até 2 de agosto as aulas presenciais nas redes privada e pública, nas esferas municipal, estadual e federal, incluindo educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA), ensino técnico e cursos superiores. 

A retomada das aulas será comunicada com a devida antecedência e será feita de forma segura, seguindo as regras estabelecidas em conjunto com autoridades sanitárias.

As aulas presenciais de cursos superiores poderão ser autorizadas a partir de 6 de julho em caso de decisão conjunta dos secretários de Estado da Saúde e da Educação, considerando os índices de contágio da Covid-19.

Neste primeiro encontro, estiveram presentes:

  • Secretaria de Estado da Saúde 
  • Defesa Civil de Santa Catarina,
  • Tribunal de Contas 
  • Ministério Público de Santa Catarina 
  • Conselho Estadual de Educação 
  • Fndação Catarinense de Educação Especial 
  • União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação 
  • Federação Catarinense dos Municípios 
  • Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina
  • União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação 
  • Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina
  • Sindicato dos Trabalhadores em Instituições de Ensino Particular e Fundações Educacionais ) e Federação de Trabalhadores do Magistério.

Retorno de alunos e professores está previsto para o dia 3 de agosto.