bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Chuva tão esperada fez o nível do Rio Canoinhas voltar ao normal e cessar a seca na região

Avatar photo

Rio Canoinhas está com o nível acima de 2 metros nesta quarta. Foto: Prefeitura Municipal/Divulgação

O volume de chuva que caiu em Canoinhas nesta terça-feira (9), era o esperado para todo o mês de junho, segundo a Defesa Civil. Somente na manhã de ontem choveu 85 milímetros. Até ás 9h desta quarta-feira a Epagri/Ciram havia registrado 108 milímetros.

A chuva tão esperada fez com o nível do Rio Canoinhas voltasse à normalidade. Às 11h45 desta quarta marcava 2,13 metros.

 A chuva também cessou a seca que atingia a região interiorana do município. Até semana passada a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Canoinhas estava entregando água às propriedades rurais que não tinham água para o consumo humano.
Com o apoio da Secretaria de Obras, foram escavados mais de 100 bebedouros para os animais que agora estão sendo abastecidos com o alto volume de precipitação.

ALAGAMENTOS

A chuva de terça trouxe enxurrada que causou alagamentos na área central e também no Campo d’Água Verde.

Houve queda de árvores na BR-280 e na Rua João Muller. Dois veículos ficaram presos no alagado na Rua Dona Francisca. Á agua invadiu comércios no centro e residências nos bairros.

De acordo com o secretário Luizinho Witt, a pasta atendeu cerca de 20 solicitações de moradores, e hoje continua trabalhando em razão de alguns estragos ocasionados pela chuva.

Segundo a Defesa Civil, não há desalojados ou desabrigados, pois assim como a enxurrada subiu rapidamente, baixou na mesma velocidade.

A prefeitura disponibilizou um número de telefone de plantão, caso a população precise: (47) 3622 3237. Para atendimento de ocorrência também pode ser acionada a Defesa Civil, pelo telefone 199 ou Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Chuva amenizou os efeitos da estiagem nas lavouras de inverno e nas pastagens.