iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Após três meses suspenso, transporte público retorna em Santa Catarina

Avatar photo

A ocupação dos coletivos deve ser de até 50% da capacidade, com os passageiros sentados intercaladamente. Foto: Luiz Carlos de Souza
Algumas cidades de Santa Catarina retomaram nesta segunda-feira (8) o transporte coletivo após quase três meses suspenso.
A decisão veio após o governador Carlos Moisés divulgar que a partir de hoje (8), os prefeitos podem decidir pela volta ou não do transporte coletivo municipal e intermunicipal, de acordo com os critérios técnicos estabelecidos. 

A entrada de ônibus de outros estados e países segue proibida até o dia 2 de agosto.

Joinville, Criciúma, Lages e São José voltaram com o serviço. Em Florianópolis, o retorno do serviço deve ocorrer após um mês da medida restritiva e está previsto para quarta-feira (17).
A prefeitura de Jaraguá do Sul decidiu esperar mais alguns dias e informou que o transporte deve voltar na segunda quinzena de junho.

Blumenau e Chapecó também não permitiram o retorno neste momento.

Em Canoinhas, continua suspensa por tempo indeterminado a circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros.

Os ônibus voltaram com passageiros sentados durante toda a viagem e uso de máscara em Brusque. Os veículos devem trafegar com as janelas abertas. É proibido o consumo de alimentos e bebidas, assim como o uso de dinheiro dentro do coletivo.

Em Balneário Camboriú, o transporte coletivo intermunicipal retorna de forma gradativa e com medidas restritivas. Equipes da saúde estarão no local aferindo a temperatura e verificando as condições gerais de saúde.

Entre as medidas adotadas por Joinville, estão a proibição para idosos e a ocupação máxima de 60%. A fiscalização é feita pelo motorista. Também e necessário o uso de máscaras dentro dos veículos.

Em Criciúma, a prefeitura dividiu em módulos o retorno. São horários diferenciados, com o objetivo de atender aos passageiros que retornaram aos postos de trabalho.

A ocupação autorizada foi de 50% dos veículos. Idosos com mais de 65 anos não vão poder usar o transporte por enquanto.