cursos

bom_apetite_canoinhas

Quatro mulheres testam positivo para coronavírus em Três Barras

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

A Prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica informou neste sábado (9) que há quatro novos casos de Covid-19 no município.

São mulheres com 27, 38, 41 e 46 anos, conforme exames divulgados pelo laboratório Genolab. Com os resultados, a transmissão da doença já considerada comunitária no município.

\”Transmissão comunitária do novo coronavírus, que é aquela em que não é mais possível localizar a origem da infecção, indicando que o vírus está circulando entre a população.

As quatro mulheres moram em Três Barras e trabalham como serventes em alojamentos mantidos por empresa terceirizada, que atua nas obras de expansão da WestRock. Três casas ficam em Canoinhas e uma em Três Barras.

As mulheres apresentam bom estado de saúde e estão em casa. A Vigilância Epidemiológica rastreou os contatos das pacientes. 
Todos foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar pelos próximos 14 dias. Quem apresentar sintomas deve entrar em contato com o setor de epidemiologia ou o Centro de Triagem de Síndrome Gripal do município.

A secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira, informa que as coletas de material foram realizadas pelo centro de triagem de Canoinhas. “Até por isso que o município de Três Barras não tinha registrado as mulheres entre os casos suspeitos na cidade”, explicou.

Com isso,  Três Barras agora registra seis casos da doença em menos de duas semanas. Um desses pacientes já está curado.

Diante dos novos casos, o prefeito Luiz Divonsir Shimoguiri pediu para que a população redobre os cuidados com a higienização pessoal e dos ambientes, e principalmente, use máscaras de proteção facial.

“As regras de convívio social precisam ser respeitadas, isso vale para as pessoas e estabelecimentos comerciais da cidade. Evitem aglomerações, mantenham o distanciamento mínimo e lavem com frequência as mãos com água e sabão ou com álcool em gel 70%”, lembrou.

O prefeito disse, ainda, que pode endurecer algumas regras e até suspender o funcionamento de algumas atividades econômicas caso surjam mais casos da doença nos próximos dias.

Se for para garantir a segurança e a saúde das pessoas, iremos sim tomar decisões mais drásticas. Por isso é que solicitamos o apoio da nossa população para que juntos possamos evitar a propagação”, observou.

BOLETIM

Nas últimas 24 horas, cinco pessoas procuraram o Centro de Triagem Municipal de Síndrome Gripal. O local já prestou 440 atendimentos médicos à população desde a sua abertura, em 21 de março.

A Vigilância Epidemiológica está monitorando 24 pessoas, das quais 18 que tiveram ou estão em contato direito com as mulheres que testaram positivo para covid-19.

O município registra, até o momento, seis pessoas infectadas pelo novo coronavírus, 12 casos descartados e um paciente curado.

O 54° Boletim Epidemiológico da Prefeitura de Três Barras foi divulgado às 14h deste sábado (9).