iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

#FAKE: imagem não mostra pessoa segurando caixão com apenas dois dedos

Avatar photo

Postagem questiona como alguém poderia segurar um caixão com apenas dois dedos/Reprodução

Mais uma daquelas imagens que criam polêmica nas redes sociais foi investigada e comprovada que não passa de mais uma fake news (notícia falsa).

A Lupa, agência de fact-checking do Brasil que confere informações que circulam na internet para corrigi-las e divulgar dados corretos, analisou a foto que viralizou nos últimos dias.

Circula pelas redes sociais uma imagem de uma pessoa que aparentemente carrega um caixão pela ponta dos dedos.

A cena teria ocorrido durante o enterro de uma vítima de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com a legenda da publicação, como parece não ter sido necessário usar força no movimento, isso indicaria que o caixão estava completamente vazio. 

Nossa muito estranho segurar um caixão na ponta de 2 dedos ? Ou é uma pessoa com uma força sobrenatural ou está carregando vento só pode ser”, diz a legenda de foto, em post no dia 30 de abril de 2020.

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A foto original foi cortada para esconder que o caixão estava apoiado sobre uma mesa improvisada. 

A imagem foi registrada pelo fotógrafo Edmar Barros, está entre as imagens da reportagem “Manaus registra enterros simultâneos, aglomeração e coveiro sem proteção” da Folha de S.Paulo, publicada em 16 de abril de 2020.

Na foto, a pessoa com roupa de proteção apóia o caixão sobre uma mesa improvisada com a ajuda de outras duas. 

O procedimento foi realizado para que a família tivesse direito a um velório rápido no cemitério municipal Nossa Senhora Aparecida, na capital amazonense. Logo, não é verdade que o indivíduo carregava o peso apenas com a ponta de dois dedos.

Para tentar dar credibilidade à afirmação falsa, a parte esquerda da foto foi cortada para não mostrar essa estrutura. 

Algumas versões do post afirmam também que a pessoa que segura o ataúde é uma mulher, mas Barros conta que o serviço foi feito por um homem, funcionário do SOS Funeral, serviço gratuito da prefeitura de Manaus.
O fotógrafo enviou a sequência completa de 13 imagens (veja abaixo) registradas naquele momento para a Lupa. É possível ver a retirada do caixão de uma van, feita pelo funcionário do serviço funerário com a ajuda de outros dois homens, de máscara, que seriam familiares da vítima. 
Ou seja, foram necessárias três pessoas para carregar todo o peso. Os três também estão juntos na hora de apoiar o caixão sobre a estrutura metálica onde haveria o velório. O esforço maior é feito pelos dois homens que estão na outra ponta. 
Imagens comprovam que o caixão estava pesado sim e que a pessoa na foto não estava segurando com \”apenas dois dedos\”. FotoReprodução
Diga não às Fake News. Lembrando que, em certos casos, isso pode ser considerado crime, que pode resultar em multa e até em prisão, como no caso da mulher que fez um vídeo em Belo Horizonte, denunciando supostos enterros com caixões vazios.