Covid-19: Canoinhas fará testagem em massa e lockdown não está descartado, diz Ministério Público

COMPARTILHE

Durante live da prefeitura municipal de Canoinhas na noite desta terça-feira (12), o prefeito Beto Passos, acompanhado de representantes do Ministério Público e do prefeito de Três Barras, Luiz Shimoguiri,  informou que novas medidas serão tomadas diante do avanço de casos confirmados de Covid-19 em Canoinhas e Três Barras.

O promotor Renato Maia de Faria afirmou que os próximos dias serão decisivos. A hipótese de lockdown não está descartada.  

Lockdown é o bloqueio total ou confinamento, é um protocolo de isolamento que geralmente impede que pessoas, deixem uma área.


"Nós temos sim uma grande preocupação com a possibilidade de um novo fechamento que pode acontecer no município. Os prefeitos não querem isso, sabem que o comércio está fazendo sua parte e que a economia é importantíssima, mas nós não podemos dar chance ao azar", disse Maia.

Francisco Ribeiro Soares, também promotor de justiça, afirmou que o Ministério Público acompanha com preocupação o avanço do vírus na região.

"Há números expressivos de casos mas podem ter a mais absoluta certeza que há subnotificação. Temos que saber onde esse vírus está circulando (quais bairros, comércio, etc) para que a municipalidade possa ter esses dados técnicos e científicos para subsidiar uma eventual medida mais restritiva", afirmou o promotor. 

Com 23 casos de Covid-19 confirmados na região, a ideia é fazer uma testagem em massa da população para saber a dimensão da pandemia em Canoinhas e Três Barras. Se os testes indicarem um grande número de infectados, não haverá outra alternativa senão fazer uma nova quarentena.

Luiz Shimoguiri disse que situação se agravou, com a grande maioria de pessoas vindas de outras regiões.

"Nós não temos absolutamente nada contra ninguém, mas no caso de Três Barras específico, nós pedimos a empresa WestRock para limitar o número, controlar a chegada dessas pessoas, mas de uma forma ou de outra não sei se escapou do controle, o fato é que destes 23 casos, 20 estão ligados a obra de expansão da WestRock".

No início de maio, o prefeito de Três Barras, em decreto, paralisou toda e qualquer atividade no canteiro de construção. 

A medida era preventiva, e foi tomada em virtude da confirmação do primeiro caso positivo de Covid-19 em um funcionário terceirizado que estava atuando na ampliação da empresa. 

Em 24 horas a WestRock conseguiu uma liminar na justiça, derrubando o decreto, e proseguindo com as obras de expansão da unidade de Três Barras.

"Como o sinal vermelho se acendeu de vez, vamos ter que tornar mais duras as regras se a situação continuar cresecendo em termos de pessoas afetadas com o vírus", disse Shimoguiri.

A testagem será inicialmente para áreas onde já existem casos confirmados e para funcionários da WestRock, de onde advém o maior número de pessoas positivadas para coronavírus.

Os testes utilizados serão tantos os rápidos quanto aqueles que são encaminhados para o Lacen-SC. A prefeitura informou que possui testes doados pelo Lions e os fornecidos pelo Estado, mas não disse a quantidade que está disponível.

Dependendo do resultado destas testagens, medidas mais restritivas poderão ser tomadas para conter o avanço do vírus, como fechamento total do comércio, por exemplo.

“Vamos testar a população por amostragem. Usaremos exemplos de outros municípios que realizaram os testes com base em dados científicos. A partir do resultado, serão avaliadas as medidas necessárias para conter o avanço da doença”, explicou Passos.

Desde o último dia 4 de maio, um decreto municipal obriga o setor de construção civil (serviço não essencial), a prorrogar por 30 dias a vinda de novos trabalhadores advindos de outros Estados para Canoinhas.
Nome

Acidente,60,Acidente na BR-280,67,Agressão,1,Agricultura,18,Artigo de Opinião,1,Auxílio Emergencial,4,Bela Vista do Toldo,46,Brasil,496,Campo Alegre,2,Canoinhas,1620,Censura,1,Coronavírus,332,Crime,34,Crime Ambiental,6,Cultura,49,Curiosidades,33,Denúncia,1,Destaque,140,Diversidades,4,Economia,193,Educação,152,Eleições,52,Emprego,9,Entretenimento,14,Esporte,29,Estado é responsável,1,Fake News,1,Famosos,14,Feminicídio,17,Frio,1,Golpe,2,Homenagem,15,Humor,5,Incêndio,20,Inusitado,1,Irineópolis,74,Itaiópolis,75,Jaraguá do Sul,5,Joinville,35,Leilão,1,Lockdown,1,Mafra,190,Mais do mesmo,1,Major Vieira,200,Manchete,908,Matos Costa,1,Memórias,10,Minas Gerais,2,Monte Castelo,38,Nossa história,24,Notícias,5,Notícias Internacionais,70,Ocorrências Policiais,819,Papanduva,131,Paraná,313,Polícia Ambiental,104,Polícia Civil,76,Política,738,Porto União,173,Previsão do tempo,166,Redes Sociais,31,Regional,1734,Rio Canoinhas,23,Rio Grande do Sul,40,Rio Negrinho,91,Santa Catarina,1635,Santa Cecília,19,São Bento do Sul,65,São Mateus do Sul,50,São Paulo,2,Saúde,278,Segurança,1,Sério isso?,1,Solidariedade,53,Tecnologia,2,Timbó Grande,16,Tráfico,1,Tragédia em Minas Gerais,10,Tragédia no sul catarinense,1,Trânsito,3,Três Barras,608,União da Vitória,51,Utilidade Pública,334,Variedades,1138,Violência contra mulher,31,
ltr
item
Canoinhas Online: Covid-19: Canoinhas fará testagem em massa e lockdown não está descartado, diz Ministério Público
Covid-19: Canoinhas fará testagem em massa e lockdown não está descartado, diz Ministério Público
Aumento do número de pessoas infectadas pode desencadear medidas mais restritivas em Canoinhas.
https://1.bp.blogspot.com/-ieUbYqcuIGs/XrsVRkdMrgI/AAAAAAAAeOg/1XIv6KpigmIqEqK8N4KD6nOKn8pW0aW7QCNcBGAsYHQ/s1600/mi.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-ieUbYqcuIGs/XrsVRkdMrgI/AAAAAAAAeOg/1XIv6KpigmIqEqK8N4KD6nOKn8pW0aW7QCNcBGAsYHQ/s72-c/mi.jpg
Canoinhas Online
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/05/covid-19-canoinhas-fara-testagem-em.html
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/05/covid-19-canoinhas-fara-testagem-em.html
true
314757626133630520
UTF-8
Carregar todas as notícias Não encontrou nenhuma postagem Ver mais Continue lendo Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS PÁGINAS Ver mais RECOMMENDED FOR YOU Resultado para ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS NOTÍCIAS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atras 1 hora atrás $$1$$ hora atrás Ontem $$1$$ dia atrás $$1$$ semana atrás mais de 5 semanas atrás Follow Este conteúdo é Premium Compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy