Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE
HIDE_BLOG
Textual description of firstImageUrl

Morte de adolescente de 13 anos por Covid-19 em SC causa impasse entre prefeitura e estado

O boletim epidemiológico de Santa Catarina, atualizado no sábado (23), mostra que as mortes no estado por Covid-19 subiram para 103. En...


O boletim epidemiológico de Santa Catarina, atualizado no sábado (23), mostra que as mortes no estado por Covid-19 subiram para 103.

Entre as mortes mais recentes está a de um menino de 13 anos, de Dionísio Cerqueira, que não tinha histórico de qualquer outra doença.

As outras vítimas fatais são duas mulheres, uma de 49 anos, de Rodeio, e uma de 87, de Florianópolis. Somente a última paciente tinha registro de comorbidades.

O caso do menino de 13 anos foi confirmado depois que um teste rápido feito durante a autópsia deu resultado positivo para covid-19. O adolescente não possuía nenhuma comorbidade.


Após a divulgação do caso, a prefeitura de Dionísio Cerqueira emitiu uma nota alegando que ainda não se pode afirmar com certeza que a causa da morte do adolescente foi a covid-19.

A prefeitura explica que o jovem morreu após sofrer um mal súbito quando brincava com amigos e que chego a ser levado para o Hospital de Guarujá do Sul, mas já chegou ao local sem vida.

O Instituto Médico Legal (IML) fez um teste rápido de covid-19 no corpo do menino e o exame deu positivo. No entanto, segundo a nota da prefeitura, tendo em vista que o teste rápido não tem 100% de eficácia, foi coletado material para o teste RT-PCR, considerado mais preciso.

A amostra para o novo exame foi encaminhada na tarde de sábado ao Laboratório Central de Saúde Pública de SC (Lacen), em Florianópolis, e o resultado deve ser divulgado na terça-feira (26).

SANTA CATARINA

Conforme boletim emitido no sábado (23), o estado tem 6.607 pacientes com teste positivo para Covid-19, dos quais 3.855 já estão recuperados e 2.649 permanecem em acompanhamento. A taxa de letalidade atual é de 1,56%.

As cidades de Capinzal, Corupá, Guarujá do Sul, Ibicaré, Jupiá, Marema, Monte Carlo, São João do Sul e São Joaquim entraram na lista das que já têm pelo menos um caso confirmado, que agora tem 188 municípios.

A maior quantidade de pacientes com Covid-19 está em Chapecó, que contabiliza 677 casos, seguida por Florianópolis (634), Blumenau (499), Concórdia (475), Joinville (383), Criciúma (345), Balneário Camboriú (281), Itajaí (263), Navegantes (214) e São José (127).

Atualmente, há 1.210 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 753 estão ocupados, sendo 105 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. 

A taxa de ocupação geral é de 62,2% e há 457 leitos disponíveis atualmente.