Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE
Textual description of firstImageUrl

Uso de máscara será obrigatório em Três Barras a partir de 23 de abril

Decreto do prefeito municipal torna uso de máscara obrigatório. Quem for sair às ruas de Três Barras a partir da próxima quinta-feira, 2...

Decreto do prefeito municipal torna uso de máscara obrigatório.
Quem for sair às ruas de Três Barras a partir da próxima quinta-feira, 23 de abril, terá que estar usando máscara.

Decreto publicado no sábado (18), pelo prefeito Luiz Divonsir Shimoguiri, obriga a utilização de máscaras também para quem for entrar e permanecer em estabelecimentos comerciais, para quem buscar atendimento ou desempenha atividades em repartições públicas ou privadas e, ainda, em serviços de transporte público ou privado que levem passageiros.

O decreto também impõe, aos estabelecimentos e repartições em funcionamento no município, a aplicação de condutas de segurança e higienização visando enfrentar, com mais eficácia, a propagação do novo coronavírus.

Caberá a eles, por exemplo, controlar a entrada e permanência de pessoas no local; organizar filas com o distanciamento mínimo de um metro e meio (1,5 m) entre as pessoas; e disponibilizar álcool em gel ou álcool 70% para todos os clientes que forem acessar os estabelecimentos.

As medidas estão em consonância com as recomendações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretária de Estado da Saúde.

A fiscalização e orientação relacionadas à obrigatoriedade do uso máscaras, assim como sobre as demais medidas contidas no decreto, será feita por servidores autorizados pela municipalidade, sob a coordenação da secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, e apoio das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros.

Ações preventivas

O monitoramento de prédios públicos e estabelecimentos privados do município, que oferecem atendimento à população, vai começar em 23 de abril, dia em que as medidas do decreto municipal passam a vigorar.

Promotores da saúde irão fiscalizar e orientar proprietários e clientes sobre questões relacionados à higienização pessoal e dos ambientes, distanciamento entre as pessoas e uso de máscaras.

Haverá equipes trabalhando em cinco pontos do município: centro da cidade; distrito do São Cristóvão; e nas localidades interioranas de São João dos Cavalheiros, Campininha e Km 06/ Barra Grande.

Outra ação que iniciará, neste dia, é o de orientação e verificação de temperatura de todos os visitantes que chegarem ao município.

Barreiras sanitárias serão montadas nos principais acessos da cidade, que são a ponte sobre o Rio Negro, na divisa com o município de São Mateus do Sul/PR; no portal da SC-120; na ponte sobre o Rio Canoinhas, no distrito de São Cristóvão; e também em locais com intenso fluxo de pessoas, como os portões de acesso às empresas WestRock e Mili S.A.