Pânico ou conscientização? restabelecer atividades econômicas ou preservar vidas?

COMPARTILHE
Entre a cruz e a espada: a retomada econômica ou a proteção de vidas?
Não só no Brasil, mas de várias partes do mundo vem o alerta: o pior ainda está por vir! Muitos consideram essa mensagem como intenção de criar pânico, já outros como uma forma de conscientizar a população para que tenha o máximo, o extremo de cuidado possível.

Se, do ponto de vista da saúde, é importante nos manter afastados, do ponto de vista econômico, é ao contrário. E o que fazer?
A população está com medo e indecisa, diante da avalanche de informações diárias.

A preocupação, tanto da população como das autoridades em saúde, pesa mais para a questão de preservação da vida.

É o que pensam também 168 entidades catarinenses, que enviaram ao governo do estado de Santa Catarina uma carta "Coletivo Consciência SC", em que criticam a flexibilização das medidas de isolamento social tomadas pelo governo, com a liberação de alguns serviços.

Para as instituições que compõem o Coletivo Consciência SC, ainda não há convívio seguro para a suspensão do isolamento social, e não é possível garantir quando vai ocorrer o fim da disseminação do vírus e a suspensão do status de pandemia:

 —"Entendemos a ansiedade e a real necessidade para que a maior parte das atividades econômicas e demais rotinas possam ser restabelecidas em Santa Catarina. Mas questionamos a qual custo se dará a retomada dessas atividades “não essenciais”?

—"A pesquisa do Imperial College, de Londres, prevê mais de 1 milhão de pessoas mortas no Brasil, caso medidas de contenção não sejam tomadas. No outro extremo, com as medidas mais radicais e precoces, o número de brasileiros mortos pode ser de 44 mil. Quantas dessas mortes será da colaboração de Santa Catarina"?

—"É preciso acordarmos no entendimento de que, neste momento, ainda não há convívio seguro para a suspensão do isolamento social que, como já dito, é considerado uma das medidas mais eficazes (se não a principal) no combate à disseminação do novo vírus".

—"É preciso estruturar e apresentar capacidade de ação em um ambiente em que Santa Catarina possua um número realmente seguro de testes, equipamentos médicos, unidades hospitalares e profissionais aptos ao atendimento da população".

—"Todas e todos se juntam com um mesmo objetivo: de fazer a ‘vida normal’ voltar a operar. Mas, por agora, o plano deve ser um só: frear a pandemia".

—"Que possamos, mais uma vez, de forma conjunta e unificada, consultando a maior quantidade possível de atores e agentes sociais de nosso Estado, entender que se faz necessário e urgente respeitar o calendário técnico e científico visando preservar a vida não apenas “da maioria”, mas de todas e todos os catarinenses".

—"Muito nos preocupa saber que estamos à beira de um colapso e de uma tragédia e, ao mesmo tempo, os anúncios oficiais pedem a naturalização de conviver com um novo vírus".

Diante do exposto acima, as entidades pedem que o distanciamento social seja cumprido como determinação essencial para garantia da saúde do povo catarinense:
  • Pelo distanciamento social durante o período de pandemia.
  • Pela revisão e manutenção exclusiva dos serviços essenciais.
  • Por novos planejamentos para a atuação dos setores paralisados.
  • Pela reavaliação das permissões concedidas ao segmento da construção civil, que já está nas ruas.
  • Pela intervenção do Estado na economia, garantindo a vida das pessoas físicas e jurídicas.
  • Pelo bem comum. Pela saúde pública, contra a pandemia.
A carta pode ser acessada neste link.
Nome

Acidente,58,Acidente na BR-280,66,Agressão,1,Agricultura,18,Artigo de Opinião,1,Auxílio Emergencial,4,Bela Vista do Toldo,46,Brasil,486,Campo Alegre,2,Canoinhas,1610,Censura,1,Coronavírus,319,Crime,33,Crime Ambiental,6,Cultura,49,Curiosidades,33,Denúncia,1,Destaque,124,Diversidades,4,Economia,191,Educação,151,Eleições,51,Emprego,9,Entretenimento,14,Esporte,29,Estado é responsável,1,Fake News,1,Famosos,14,Feminicídio,16,Frio,1,Golpe,2,Homenagem,15,Humor,5,Incêndio,20,Inusitado,1,Irineópolis,74,Itaiópolis,75,Jaraguá do Sul,5,Joinville,35,Leilão,1,Lockdown,1,Mafra,190,Mais do mesmo,1,Major Vieira,199,Manchete,908,Matos Costa,1,Memórias,10,Minas Gerais,2,Monte Castelo,38,Nossa história,23,Notícias,5,Notícias Internacionais,70,Ocorrências Policiais,816,Papanduva,130,Paraná,310,Polícia Ambiental,104,Polícia Civil,76,Política,733,Porto União,173,Previsão do tempo,165,Redes Sociais,31,Regional,1732,Rio Canoinhas,22,Rio Grande do Sul,40,Rio Negrinho,91,Santa Catarina,1621,Santa Cecília,19,São Bento do Sul,64,São Mateus do Sul,50,São Paulo,1,Saúde,277,Segurança,1,Sério isso?,1,Solidariedade,53,Tecnologia,2,Timbó Grande,16,Tráfico,1,Tragédia em Minas Gerais,10,Tragédia no sul catarinense,1,Trânsito,3,Três Barras,606,União da Vitória,50,Utilidade Pública,334,Variedades,1131,Violência contra mulher,31,
ltr
item
Canoinhas Online: Pânico ou conscientização? restabelecer atividades econômicas ou preservar vidas?
Pânico ou conscientização? restabelecer atividades econômicas ou preservar vidas?
Entidades pedem que o isolamento social seja cumprido "como determinação essencial para garantia da saúde do povo catarinense".
https://1.bp.blogspot.com/-4rUeJrozXSA/Xov0Tb2LPgI/AAAAAAAAdQc/oU_5dWuZ27we6IXEwo4nnEew_O0jH3R_wCNcBGAsYHQ/s320/entre%2Ba%2Bcruz%2Be%2Baa%2Bespada.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-4rUeJrozXSA/Xov0Tb2LPgI/AAAAAAAAdQc/oU_5dWuZ27we6IXEwo4nnEew_O0jH3R_wCNcBGAsYHQ/s72-c/entre%2Ba%2Bcruz%2Be%2Baa%2Bespada.jpg
Canoinhas Online
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/04/entidades-catarinenses-preocupam-se-retomada-atividades.html
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/04/entidades-catarinenses-preocupam-se-retomada-atividades.html
true
314757626133630520
UTF-8
Carregar todas as notícias Não encontrou nenhuma postagem Ver mais Continue lendo Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS PÁGINAS Ver mais RECOMMENDED FOR YOU Resultado para ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS NOTÍCIAS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atras 1 hora atrás $$1$$ hora atrás Ontem $$1$$ dia atrás $$1$$ semana atrás mais de 5 semanas atrás Follow Este conteúdo é Premium Compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy