Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE
HIDE_BLOG
Textual description of firstImageUrl

Cirurgias eletivas continuam suspensas em Canoinhas por tempo indeterminado

A Secretaria da Saúde de Canoinhas esclarece que os procedimentos eletivos continuam suspensos seguindo orientação do Governo do Estado.  ...

A Secretaria da Saúde de Canoinhas esclarece que os procedimentos eletivos continuam suspensos seguindo orientação do Governo do Estado. 

O objetivo da medida é diminuir o fluxo de pessoas no sistema hospitalar, reduzindo a circulação da Covid-19.

A secretária de Saúde, Kátia Oliskowski, lembra que os procedimentos eletivos são controlados pelo Estado.

Consultas, cirurgias, exames realizados fora de Canoinhas são gerenciados pelo Governo do Estado através do Sistema Nacional de Regulação, o SISREG. É o Estado que nos diz como, quando e onde enviar os nossos pacientes e com a pandemia do novo coronavírus, tudo está suspenso. Não podemos encaminhar paciente porque não nos é permitido — explica Kátia.

A secretária lembra que o objetivo de diminuir o fluxo de pessoas é trazer segurança também a quem busca tratamento fora de domicílio: “como garantir que estes pacientes não fiquem expostos ao vírus em uma destas unidades onde forem atendidos?”, comenta.

Permanecem apenas os atendimentos de menor risco e maior necessidade, como hemodiálise e tratamento oncológico desde que respeitadas as regras de convívio social. 

No entanto, quem precisar com urgência de atendimento pode procurar as unidades básicas de saúde em funcionamento: Campo, Central e das Cohabs I e III. A UPA 24h também continua atendendo — explica.

Por causa da reorganização da atenção básica, para diminuir o fluxo de pessoas, por falta de equipamento de proteção individual para convívio seguro e também das restrições, o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde ainda continua limitado. Os procedimentos agendados também permanecem suspensos.